Túnel do Tempo: "Coração de Estudante"

"Coração de Estudante" estreou com a missão de alavancar a audiência do horário das seis. A Globo convocou Maria Adelaide Amaral para escrever um folhetim para o horário. Maria Adelaide então, escreveu a sinopse de Dança da Vida, uma história que deveria ser protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção. Depois de muitas conversas e contratações, a novela parecia pronta para estrear mas, por uma determinação da justiça, foi proibida de ir ao ar, devido aos seus temas políticos. A Globo resolveu cancelá-la então, já que era um ano eleitoral.

A emissora não podendo esperar por uma outra decisão da justiça, já que o horário estava sendo ameaçado pelo desempenho de A Padroeira, convocou às pressas Emanuel Jacobina, um dos roteiristas de Malhação, para escrever uma história substituta.

Mas Coração de Estudante não conseguiu empolgar em seu início. A partir de junho de 2002, Carlos Lombardi foi então chamado para auxiliar Jacobina num certo período de tempo. A história sofreu várias mudanças, como inclusão de novos personagens, como o promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia), e mudança no perfil de outros. O personagem mais alterado foi Nélio (Vladimir Brichta), que, de peão vilão coadjuvante, ganhou mais destaque na trama, se transformando num sujeito simplório e ingênuo, alvo do apetite sexual das mulheres da cidade de Nova Aliança. E as mudanças deram certo, pois levantaram o Ibope da atração.

Emanuel Jacobina discutiu a cidadania, de acordo com o previsto. Questões ambientais, reforma agrária, alcoolismo e até mongolismo foram tratados com muita propriedade.

A síndrome de Down foi discutida através de dois personagens. Na sinopse, Amelinha (Adriana Esteves) sofreria um aborto espontâneo depois de saber que estava grávida de um bebê com síndrome de Down. O autor modificou a história e mostrou a adaptação de Amelinha à realidade de seu filho Joãozinho. Também foi incluída na trama o personagem Osvaldo, vivido pelo ator Luís Felipe Badim, portador da síndrome. A luta contra o preconceito, mostrada na novela, desencadeou uma campanha para que os empresários investissem na contratação de portadores de síndrome de Down.

Coração de Estudante teve algumas cenas gravadas em Tiradentes (MG) e Vassouras (RJ), onde foram feitas as externas referentes à fazenda Vitória. No Projac, foi construída a cidade cenográfica de Nova Aliança, com 2.550 metros quadrados.

A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira passaram dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotiodiano mineiro.

No começo, cogitou-se Gabriela Duarte para viver a personagem Mariana. Depois estava tudo certo para que Letícia Spiller interpretasse a personagem. Porém, os diretores decidiram em comum acordo reservar Letícia para protagonizar a seguinte trama das seis, Sabor da Paixão. Carolina Kasting assumiu o papel.

Helena Ranaldi quebrou o nariz durante a gravação de uma cena de briga com os atores Fábio Assunção e Bruno Garcia. Ranaldi, que não precisou de operação, ficou dez dias afastada da novela.

Primeira novela dos jovens atores Paulo Vilhena, Alinne Moraes, Fernanda de Freitas e Pedro Malta (ainda uma criança na época). O tempo realmente passou e hoje dia 25 de fevereiro de 2011, está completando exatamente 9 anos de sua estreia na TV. Isso mesmo, há 9 anos direto do Túnel do Tempo!

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.