Malhação ID (17ª temporada)

http://4.bp.blogspot.com/_v1vbYSG8Dq8/S-IVk1kINZI/AAAAAAAACNA/KPAPVlWH7vk/s1600/malha%C3%A7%C3%A3o+id.jpg

Malhação ID foi a décima-sétima temporada do seriado adolescente brasileiro Malhação, produzido e exibido pela Rede Globo a partir de 9 de novembro de 2009,e seu término foi no dia 20 de agosto de 2010. Apresenta a história "Os valores que atravessam gerações", escrita por Ricardo Hofstetter, com colaboração de Flavia Bessore e Laura Rissin e consultoria de texto de Charles Peixoto. A direção é de Paola Pol Baloussier, e a direção-geral da temporada cabe a Mário Márcio Bandarra.

Esta temporada contou com Fiuk, Cristiana Peres, Olivia Torres, Isabela Dionísio, Rafaela Ferreira, Murillo Couto, Cristiano Sauma, Marco Antônio Gimenez, Giovanna Echeverria, Mariana Molina, Elida Muniz e Vera Zimmermann nos papeis principais da trama.

Sinopse

Bernardo é um jovem rico e inconsequente, que adora se divertir com os amigos. Cristiana é uma adolescente pobre, séria e preocupada em ajudar a quem precisa. Ele sempre teve tudo o que quis, é filho do empresário Paulo Roberto e mora em um casarão com o pai, a mãe Cissa e a irmã Clarinha. Ela luta pelo que quer e é filha do caseiro dessa mansão, Antônio, e mora com o pai e a irmã Nanda.

Bernardo e Cristiana são alunos do Colégio Primeira Opção. Os melhores amigos do jovem são Beto, Bia e Tati, que juntos formam o quarteto mais famoso do local. Cristiana divide todos os seus segredos com Victor, que está entre os alunos mais inteligentes da escola.

Um dos pontos de encontro dos estudantes fora da escola é o Rocket Stone, mais conhecido como roller, frequentado por jovens que adoram conversar, ouvir música e praticar esportes, como hóquei sobre patins e basquete. O dono do local é Anselmo, um ex-patinador de sucesso que está viajando e confia à ex-noiva Zuleide a tarefa de administrar o espaço.

Zuleide ainda administra uma república de estudantes no Himalaia, edifício assim conhecido devido à quantidade de escadas que os condôminos precisam subir e descer todos os dias para chegar em casa, já que não há elevador. Os primeiros moradores da república são sua sobrinha Juju e Jotapeg, um jovem viciado em jogos eletrônicos que se sente mais à vontade com os relacionamentos virtuais do que os reais.

Já Emílio foi um grande comediante da Rádio Nacional que ficou amargo com o passar do tempo e reencontra um pouco da alegria ao ajudar o jovem Reco, aluno mais engraçado do Colégio Primeira Opção, a fazer stand-up comedy shows.


Elenco

Ator Personagem
Fiuk Bernardo Oliveira (Bê)
Cristiana Peres Cristiana Araújo (Cris)
Mariana Molina Beatriz Gomes (Bia)
Murilo Couto Alberto Duarte (Beto/Ogrão)
Élida Muniz Tatiana Fernandes (Tati)
Giovana Echeverria Fernanda Araújo (Nanda)
Rafaela Ferreira Juliana (Juju)
João Maia Pedro (J-peg)
Isabela Dionísio Maria Cláudia Guimarães
Erich Pelitz Victor Cardoso
Olivia Torres Rita Silveira
Cristiano Sauma Bimba
Daniel Belmonte Renato Cornélio (Reco)
Erick Vesch Lucca Azevedo
William Barbier Alexandre Dias (Alê)
Julia Bernat Valentina Duarte
Thaís Botelho Samira
Vitor Lucas Rafael
Carolinie Domingas Gentil
Ricky Tavares Rodrigo Cerqueira
Rael Barja Cláudio Márcio (Caju)
Caio Castro Bruno Oliveira
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Igor Rudolf Guilherme Cardoso (Limão)
Luciana Didone Ana Clara Oliveira (Clarinha)
João Vithor Oliveira Jonas Duarte
Ângela Dip Dona Tânia
Regina Remencius Lise
Gláucio Gomes Casca
Graziella Schmitt Letícia
Isaac Bernat Thales Alvim
Ricardo Ciciliano Sérgio Teixeira (Serjão)

Abertura


Bastidores

Para alavancar a audiência - em baixa desde a temporada de 2007 - foram convocados Ricardo Hofstetter (criador da temporada 2004, a de maior sucesso da história de Malhação) e Mário Márcio Bandarra para ocuparem, respectivamente, a autoria e a direção geral da nova temporada.

A nova temporada de Malhação foi repaginada com o título de Malhação ID. Mas acabou por registrar a pior média geral de audiência desde a estréia do seriado, em 1995 - assim como acontecera com suas três temporadas antecessoras. Nem mesmo o sucesso que o cantor-ator-protagonista Fiuk (filho do cantor-ator Fábio Jr.) fizera com as adolescentes serviu para alavancar o Ibope da trama.

A novelinha adolescente pretendia focar a descoberta da identidade.
"Escolhi esta temática porque os adolescentes o vivem continuamente em seu dia-a-dia. A todo momento estão tentando descobrir quem são, quem é sua turma, que profissão escolher, com quem se casar, se querem mesmo casar...", explicou o autor Ricardo Hofstetter.

Malhação ID voltou a abrir espaço para o merchandising social, pouco presente na novelinha desde 2007. Abordou-se o vício do crack, homossexualidade, assexualidade, auto-estima dos adolescentes da atualidade, entre outros assuntos.

A equipe também ressaltou a presença de construções de stand-up comedy e o humor na nova fase.
"Este ano gostaria de contar mais com improvisos. Acho que esse é o caminho da dramaturgia do futuro e é bom trabalhar com essa garotada porque eles não têm fórmulas prontas", afirmou o diretor-geral Mário Márcio Bandarra.

Outra novidade em Malhação ID foi a referência à década de 80, que tentou influenciar a estética e a trama do programa, estando presente na cenografia, no figurino e na trilha sonora, composta por clássicos da época revisitados por novas bandas como NX Zero e Fresno.

A música de abertura, Quem eu sou, foi cantada pela Hóri, banda de Fiuk, protagonista da história.

A direção musical, que contou em temporadas passadas com os produtores Mú Carvalho e Victor Pozas, foi assumida por Rick Bonadio, produtor de bandas de sucesso entre os jovens.

A atriz Graziella Schmitt retornou à Malhação em personagem diferente da participação anterior - desta vez ela foi a professora, Letícia, e nas temporadas de 2004 e 2005 foi Vivi, uma aluna.

Créditos

Globo - 17h45
de 9 de novembro de 2009 a 20 de agosto de 2010
199 capítulos
escrita por Ricardo Hofstetter
colaboração de Flavia Bessone, Laura Rissin, Zé Dassilva e Elisa Palatnik
direção de Paola Pol Balloussier
direção geral de Mário Márcio Bandarra

4 comentários:

  1. Uma das piores temporadas de todos os tempos ;/

    ResponderExcluir
  2. Hi, I do think this is a great site. I stumbledupon it ;) I'm going to revisit yet again since i have book-marked it.
    Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.


    my site; After Effects Slow Motion Without Twixtor

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.