Malhação 2004 (11ª temporada)

A décima-primeira temporada do seriado brasileiro Malhação foi exibida entre 19 de janeiro de 2004 e 14 de janeiro de 2005. Foi escrita por Paula Amaral, Izabel de Oliveira e Ricardo Hofstetter, com direção de Roberto Vaz. Nesta temporada, o esporte abordado foi o handball.

Esta temporada teve como protagonistas Juliana Didone e Guilherme Berenguer, como antagonistas teve Marjorie Estiano e João Velho. Nuno Leal Maia e Tássia Camargo como os co-protagonistas.

Sinopse

As famílias Costa Soares e Gomes da Silva formam dois núcleos tendo Gustavo e Letícia como protagonistas. Beatriz é casada com Marcelo Henrique um famoso advogado que vive um casamento cheio de conflitos, pois só tem tempo para o trabalho, o que leva a mulher, Beatriz, a questionar se valeu à pena abandonar a carreira de atriz para seguir o marido. Eles são pais de Gustavo, um rapaz que vive aprontado confusões, e dos gêmeos Diogo e Camila, que vivem brigando pelo fato dele ser mais velho que ela um minuto.

A outra família é composta por Letícia, seu irmão, Cadu, o pai José, que trabalha como gari, e a mãe Lúcia, inspetora do Múltipla Escolha. Letícia é uma jovem alto astral, muito amiga de Drica, e muito diferente do irmão que chega a ignorar os pais na frente dos amigos pelo simples fato deles serem de origem humilde. Cadu passa a fazer várias amizades com pessoas que não são do seu nível social, entre eles Gustavo, Catraca e Natasha, que formam o conjunto musical Vagabanda. Como Gustavo apronta muitas confusões, Cadu passa a gostar e curtir o novo amigo, e juntos se metem em uma verdadeira confusão: invadem o estaleiro municipal e jogam um rapaz de cima do dique. É quando se começa a discutir sobre a idade penal. Além do fato de Gustavo ser rico, filho de um advogado, e Cadu, um pobre filho de gari.

Na galera do Múltiplo Escolha entram Rafa, o novo companheiro de quarto do Cabeção, Vivi, uma garota vinda da Suíça que desperta interesse em Cadu, além de TDB (Tudo de Bom) que foi apelidado assim por Miyuki, Bel e Aline. E os novos professores Sabrina, Oscar e Cláudia - que formam um triângulo amoroso - e Beth, professora de inglês.

Elenco
Protagonistas
Ator Personagem
Juliana Didone Letícia Gomes da Silva
Guilherme Berenguer Gustavo Soares da Costa
Antagonistas
Ator Personagem
Marjorie Estiano Natasha Ferreira
João Velho Olavo Ribeiro Jr (Catraca)
Coadjuvantes
Ator Personagem
Bruno Ferrari Carlos Eduardo Gomes da Silva (Cadu)
Pedro Nercessian Fabrício Pereira
Jean Fercondini Felipe Saldanha
Graziella Schmitt Viviane Reis (Vivi)
Laila Zaid Isabel freitas (Bel)
Íris Bustamante Sabrina
Dalton Vigh Prof. Oscar Medeiros
Vanessa Bueno Cláudia
Nuno Leal Maia Pasqualete
André D'Biase Vinícius Lemos
Chris Couto Beth
Bia Montez Vilma Ribeiro da Silva
Charles Paraventi Afrânio
Thaís Vaz Flávia
Paulo Nigro Murilo Brito
Lidi Lisboa Aline Coimbra
Alex Gomes Alexandre (TDB)
Gisele Frade Adriana Spinelli (Drica)
Alexandre Slaviero Carlos Henrique (Kiko)
Sérgio Hondjakoff Artur Malta (Cabeção)
Daniele Suzuki Miyuki Shimahara
Ícaro Silva Rafael (Rafa)
As crianças
Ator Personagem
Lara Rodrigues Camila
Humberto Carrão Diogo
Cleslay Delfino William
E ainda
Ator Personagem
Eduardo Lago Marcelo Henrique Soares da Costa
Cissa Guimarães Beatriz Soares da Costa
Ricardo Petraglia José Gomes da Silva
Tássia Camargo Lúcia Gomes da Silva
Elenco de apoio
Ator Personagem
Flávio Bauraqui Sebastião
Joe Wolfart Waldisney
Evelyn Oliveira Joana Furtado

Personagens

Natasha Gustavo Letícia

Lúcia José Beatriz

Catraca Cadu Marcelo Henrique

Bel Felipe Vivi

Fabrício Flávia Murilo

Rafa Aline TDB

Sabrina Oscar Cláudia
Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Malhação 2004 teve seu início antecipado para janeiro, ao contrário das outras temporadas que começavam geralmente em abril, quando a Globo estreia suas novas atrações de cada ano.

A direção geral da série deixou de ser assumida por Edson Spinello depois de 7 anos. Em seu lugar entraram Mário Márcio Bandarra e Roberto Vaz, que anteriormente ocupavam o cargo de apenas diretores.

Na nova fase a cidade cenográfica passou por reformulações. O colégio Múltipla Escolha ganhou novas áreas como biblioteca, uma quadra poliesportiva e um pátio maior. Com a saída dos personagens Beto (Sérgio Abreu) e Solene (Renata Domingues), o que antes era o bar Giga Byte Café, passou a ser Vilma's Café, pois o local passou a ser de propriedade de Dona Vilma (Bia Montez), mãe de Solene e sogra de Beto, que se mudaram para a Itália depois do Giga Byte ter incendiado. Com o fracasso do bar, Dona Vilma resolveu reformulá-lo criando o que passou a ser o New Giga.

A escritora Lícia Manzo foi convidada para juntar-se a equipe de escritores do seriado A Diarista, o que fez com que ela deixasse de colaborar com o texto de Malhação. Em seu lugar entrou Izabel de Oliveira. Daisy Chaves também deixou a equipe de redatores do seriado bem no final da temporada. Laura Rissin assumiu o posto.

Do início de 2004 até novembro, Malhação obteve uma média de 34 pontos no ibope, a maior de sua existência. Em seus melhores momentos, marcou 42 pontos, número superior ao das novelas das 6 e das 7. Na terça-feira do dia 19/10/2004, Malhação conquistou seu maior índice de audiência. Desde que estreou, em abril de 1995, o máximo que a trama havia alcançado era 39 pontos de média. No capítulo desse dia, a novelinha da tarde alcançou uma média de 42 pontos.

Além de lhes fazer frente em popularidade, seus custos de produção eram uma pechincha se comparados aos dos folhetins. O orçamento de cada capítulo era de 60.000 reais, um terço do de um capítulo de novela.
"É o melhor custo/benefício da Globo", disse o diretor de núcleo Ricardo Waddington, responsável pelo programa.

Quando estreou, em 1995, Malhação mostrava o cotidiano de uma academia de ginástica e era semelhante às sitcoms americanos - episódios que tinham alguma continuidade, mas com começo, meio e fim. Em 1999, o cenário passou a ser um colégio, embora o nome, já consagrado, tenha sido mantido, com o subtítulo de Múltipla Escolha - o nome da escola. A narrativa ficou também mais parecida com a novela tradicional, embora mais ágil.

Em 1999, depois de quatro anos de sua estreia, a atração marcava meros 14 pontos no Ibope. Nessa época, Ricardo Waddington assumiu a direção com a orientação de ser implacável e, se fosse o caso, extinguir o seriado. Por meio de pesquisas de audiência, no entanto, percebeu que o problema do programa eram suas deficiências de foco. Os jovens representavam apenas 19% do público do horário. A partir dessa constatação, a ordem foi reformular o programa de alto a baixo. Além de ser atraente para os jovens, Malhação deveria também ser um canal para os pais se informarem sobre o universo de seus filhos. Desde essa guinada, o programa seguiu o mesmo formato.

Malhação acabou se tornando o programa com a maior carga de campanhas de merchandising social da TV brasileira. De janeiro de 2000 a junho de 2004, contabilizou quase 40% das cenas desse tipo exibidas em todas as novelas da Globo no período. Em 2004, falou a respeito da importância do trabalho voluntário e da doação de sangue. Em temporadas anteriores, abordou a Aids e a violência contra as crianças, entre outros temas.

Em 2006 foi lançado o DVD de Malhação 2004, contendo 20 das 105 horas da novelinha, dividas em cinco DVD's. A edição foi comandada pelo roteirista Ricardo Hofstetter.

Créditos

Globo - 17h30
de 19 de janeiro de 2004 a 14 de janeiro de 2005
257 capítulos
escrito por Ricardo Hofstetter, Daisy Chaves, Laura Rissin, Paula Amaral, João Brandão, Izabel de Oliveira, Mariana Mesquita, Alessandra Poggi e Lícia Manzo
direção geral de Mário Márcio Bandarra e Roberto Vaz
núcleo Ricardo Waddington

31 comentários:

  1. ola tem como eu ver a 11 temporada? responda pelo meu email por favor
    obs no youtube nao tem
    raquelbfc_friend@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. repete kubanacan ou a padroeira gostei muito mesmo

    ResponderExcluir
  3. como consigo rever a 11ª temporada de malhação novamente?
    respondam no email:
    diegosousafs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. quero ver novamente essa temporada como que eu faço pra ver ela no pc???
    gabig009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. como ver novamente essa temporada como que eu faço pra ver ela no pc???
    claudiaftrigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. como fasso para assistir novamente essa temporada no pc ?
    victor.symon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tbm quero assistir essa temporada, aguem tem ela? eu so tenho ate as ferias de julho em Vila Verde...
    meu e-mail edb.tio@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME MANDA NO EMAIL janine.adriene@hotmail.com

      Excluir
  8. Pode me enviar essa temporada por email?: bruninho-xmen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola como eu.posso ver essa temporada no pc e se possivel a de 2003, por favor manda por email.. vinigicap@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. ola como eu.posso ver essa temporada no pc e se possivel a de 2003, por favor manda por email.. vinigicap@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Tem como assistir essa temporada novamente me responde no email carolaine_k11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ola! Pode me enviar essa temporada e a de 2002 pelo email? shelsea_alb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. gostaria muito de rever essa temporada completa de malhação, tempo da vagabanda pra mim a melhor de todas.
    malhação 11° temporada ano 2004 tem como voces enviaram pra mim ou me informar um site que eu consigo baixar os capitulos dessa temporada.
    por favor.
    respondam pra esse email.

    sandrespaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. vcs mandam por emial a temporada de malhacao 2004??
    Obrigada.

    debora_bertti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Como consigo ver a temporada 11 outra vez?
    rita.cera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Essa foi a melhor temporada marcou minha adolecencia

    ResponderExcluir
  17. Por favor me mandem essa temporada juhleveina@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Para todos que querem assistir novamente não acho que existe algum link, mas o canal viva esta reprisando malhação desde o começo e pelo que parece os capítulos são mais longos que os já transmitidos, estão para o fim da temporada 2001 pelo ano que vem devem estar chegando nesta temporada, fiquem ligados, acredito que depois disso os episódios devem começar a aparecer na net.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria muito de ver essa temporada. Como faço?

    gabriela_drika@htmail.com

    ResponderExcluir
  21. poderiam me enviar um lick comum site para baixar ou assistir oline esta temporada porfavor, mandeem no meu i-mail luana.ferreira3@hotmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá! Gostaria de assistir esta temporada. Já tentei ver em vários sites e não consigo assistir. Será que me podem ajudar? Enviem para o meu e-mail a respota por favor. acfs_123@homtmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Caramba já procurei em todos os lugares, gostaria de assistir a temporada 2004 tem como? Espero o contato por e-mail armandojunior1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ola, preciso da temporada 2002 apartir do capitulo 200 e a de 2004 completa, n encontro em lugar nenhum vc consegue me manda? email: karen.eng19@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ola, preciso da temporada 2002 apartir do capitulo 200 e a de 2004 completa, n encontro em lugar nenhum vc consegue me manda? email: karen.eng19@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  26. Como vejo essa 11ª temporada me respondem por e-mail! OBG... batatajulio@outlook.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, gostaria muito de rever essa temporada novamente (2004 - 2005 - Letícia e Gustavo). Me responda por e-mail, por favor.
    dani.angelluz@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Como faz??? Respondam por e-mail, por favor:
    rafael.zeferino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Olá gostaria de rever essa temporada
    Pfv..responda pelo email
    Keyla.moreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de assistir novamente, tem jeito ?
    respondam por favor bruno9715@hotmail.com

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.