Três Irmãs

http://3.bp.blogspot.com/_v1vbYSG8Dq8/TMPl5roTrPI/AAAAAAAACkg/gxojgABtpKc/s1600/tres+irm%C3%A3s.jpg

Sinopse


A tradicional família Jequitibá, composta só de mulheres, tem suas raízes na pequena cidade de Caramirim. Descendentes do fundador da cidade, Aristides Jequitibá, Virgínia e suas filhas são conhecidas como “as Jequitibá”, nome que se impôs ao sobrenome paterno.

Dona Virgínia é a mãe, mulher doce e amorosa, dona da pequena farmácia Jequitibá. Heróica, não esmoreceu quando o marido Augusto a abandonou, morrendo poucos anos depois, no incêndio de um circo. Sua única razão de viver passou a ser, então, apoiar e proteger suas três filhas: Dora, Alma e Suzana. As três irmãs também vão se unir em torno da mãe com o mesmo objetivo, fortalecendo-a ainda mais.

Dora é a irmã mais velha. Viúva e com espírito de grã-fina, é a mais fútil, gosta do bom e do melhor. Um poço de sensualidade, tem a cabeça de uma criança rebelde no corpo de um “mulheraço”. É vaidosa, inconseqüente e irresistível, e está sempre de bem com a vida. Mãe de Marquinho, mora com a sogra, Violeta Áquila, que a culpa pela morte prematura do filho, Arthur. Com o início da doença da mãe, passará a estar sempre em Caramirim. E vai ser lá, com a chegada do ortopedista Bento, que acaba de perder a mulher, que ela iniciará uma linda história de amor.

Alma, a irmã do meio, é uma médica ginecologista muito competente, embora um pouco atrapalhada, engraçada, encantadora, é uma idealista que batalha na sua profissão pela condição da mulher, mas que tem um dedinho podre para os homens e ainda não encontrou o “companheiro ideal”. Está em seu sétimo relacionamento e atualmente é noiva de Robinho. Mora no Rio de Janeiro, mas com o fim do relacionamento com Robinho e o início da doença de Virgínia ela se dirigirá para Caramirim, onde reencontrará Gregg, seu grande amor de infância, e por ele abdicará uma vida maravilhosamente realizada profissionalmente para se entregar a um amor que nunca teve.

A irmã mais nova, Suzana, filha adotiva, exímia surfista, linda, esportiva e fisicamente saudável, tem um quê de selvagem e não leva desaforos para casa. Professora na Escola de Caramirim é querida, mas também respeitada pelos alunos. É a única que mora em Caramirim ao lado da mãe. Namora Xande, porém seu relacionamento com ele, principalmente para ela, é a retribuição de um favor, pois Xande possui um defeito nas pernas, defeito esse causado por um salvamento a vida de Suzana. Mas o cotidiano de Suzana e dos moradores de Caramirim mudará com a chegada das outras duas irmãs à cidade, mas o que mudará sua vida mesmo será a chegada de Walkíria, e principalmente de Eros à cidade, com quem ela viverá uma paixão avassaladora e cheia de obstáculos.

Todas as três irmãs são, cada uma do seu jeito, belas mulheres. Cada uma delas ainda está à procura do grande amor.

Elenco

Ator Personagem
Regina Duarte Waldete Maria do Nascimento Bezerra (Verônica Ramos)
Cláudia Abreu Dora Jequitibá Áquila
Marcos Palmeira Bento Rio Preto
Giovanna Antonelli Alma Jequitibá
Carolina Dieckmann Suzana Jequitibá Áquila
Paulo Vilhena Eros Pascolli
Bruno Garcia Hércules Galvão
Vera Holtz Violeta Áquila
Marcos Caruso Dr. Alcides Áquila
Ana Rosa Virgínia Jequitibá
Rodrigo Hilbert Gregg (Gregório de Matos)
Beth Goulart Leonora Malatesta
Tato Gabus Mendes Orlando Malatesta
Graziella Moretto Valéria Gutierrez
Marcello Novaes Sandro Pedreira
Erik Marmo Dr. Rios
Dudu Azevedo Xande (Alexandre Galvão)
Kayky Brito Paulinho (Paulo Fernando Áquila)
Bianca Byington Gilda Sueli
Roberto Bonfim Pacífico Áquila
Débora Duarte Florinda Áquila
Solange Couto Janaína
Ailton Graça Jacaré (Clodoaldo Astrogildo da Conceição)
Otávio Augusto Chuchu
Othon Bastos Dr. Francisco Polidoro
Malu Galli Liginha (Lígia Pedreira)
Aloísio de Abreu Prefeito Nelson Santana
Leonardo Carvalho Alfredão (Alfredo Malatesta)
Malu Valle Neuza Santana
Cecília Dassi Natália Malatesta
Ivan Mendes Pedro Henrique Santana (PH)
Emanuelle Araújo Soninha Rainha
Roberta Rodrigues Neidinha
Guilherme Piva Glauco Campo Santo
Maria Eduarda Carminha
Rafael Ciani Toninho
Antônia Frering Sylvie L'Eclair
Sidy Correa Sávio Campo Santo
Pedro Rossa Luíz Roberto Santana
Caio Vydal Gibo (Gilberto Áquila)
Malu Rodrigues Marina
Carlos Loffler Adamastor Pamplona
Rachel de Queiroz Zara
Vítor Novello Marquinho (Marco Antônio Jequitibá Áquila)
Thávyne Ferrari Rafinha (Rafaela Rio Preto)
Matheus Costa Lucas Rio Preto
Estrela Blanco Mel
Omar Docena Jerry

Personagens

Alma Suzana Dora

Waldete Virginia Violeta

Gregg Eros Bento

Galvão Walkíria Lázaro

Vidigal Valéria Chuchu

Alcides Liginha Sandro

Paulinho Duda Xande

Pacífico Florinda Polidoro

Janaína Jacaré Silvie

Alfredão Nathália Pedro Henrique

Nelson Leonora Orlando

Neuza Glauco Carminha

Andrade Sueli Excelência

Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Juventude e surfe são temas recorrentes na obra de Antônio Calmon, que fez os clássicos Menino do Rio (1982) e Garota Dourada (1984) no cinema. Também temas freqüentes em suas tramas novelísticas, o surfe e o cotidiano litorâneo serviram como base para Três Irmãs, tal como o autor fez de seu uso para escrever Top Model (1989), Vamp (1991), Cara & Coroa (1995) e Corpo Dourado (1998). Três Irmãs também abordou assuntos como especulação imobiliária, descaracterização de uma cidade histórica e a ecologia.

Apesar de ter estreado bem no Ibope para os então atuais moldes de audiência, a novela perdeu telespectadores a cada mês de exibição. Acabou por não escapar do título de novela das sete com a pior média geral da história até então: 24 pontos.

A escalação do elenco sofreu vários problemas. A personagem Virgínia foi oferecida a Regina Duarte, mas a atriz preferiu interpretar a governanta Waldete, alegando ser esta a primeira personagem do tipo em sua carreira. Com a recusa de Regina, Renée de Vielmond foi convidada para juntar-se ao elenco, mas preferiu manter-se afastada da televisão. Então, Nívea Maria foi escalada para o papel de mãe das três irmãs, porém a atriz foi substituída por Ana Rosa.

O trio de trambiqueiros Valéria, Vidigal e Chuchu - dos personagens mais populares de Três Irmãs - teve que deixar a trama. Graziela Moretto, que vivia Valéria, deixou a novela quando descobriu-se grávida. Mas seus parceiros de cena, os atores Luiz Gustavo (Vidigal) e Otávio Augusto (Chuchu), sairam sem maiores explicações.

O ator Marcello Novaes levou um soco que o deixou bastante ferido e afastado da novela por um tempo. O episódio ocorreu numa boate no Rio de Janeiro em novembro de 2008.

Solange Couto, por sua vez, também teve que ficar afastada. Em dezembro de 2008, a atriz foi vítima de uma isquemia cerebral - formação de um coágulo em uma artéria do cérebro que o comprime e depois coagula. Logo depois de recuperada, a atriz voltou à novela.

Em busca de ondas perfeitas e um belo visual, a equipe de Três Irmãs viajou para Bali, na Indonésia, para gravar as primeiras cenas da trama. O objetivo foi mostrar não só as praias, mas também a cultura e o povo daquele país. A novela contou também com cenas gravadas nas praias de Grumari e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e também em algumas praias de Florianópolis.

Completamente inexperientes na prática do surfe, e para devida composição de seus personagens, os atores Marcos Palmeira e Carolina Dieckmann participaram de aulas sobre o esporte nas praias cariocas.

Dennis Carvalho foi a Las Vegas comprar um software que permitia justapor o rosto do ator ao de um surfista profissional em ação. Em seguida, Carolina Dieckmann e Rodrigo Hilbert foram à Los Angeles fazer suas respectivas fotos em 3D, para que estas pudessem ser inseridas nos efeitos realizados pelo programa.

O figurino das personagens foi criação de Helena Gastal. Mas Regina Duarte participou com algumas sugestões. O guarda-chuva que sua personagem (Waldete) usou, por exemplo, foi comprado pela atriz em Paris.

Para as chamadas de estréia de Três Irmãs, a Globo usou um recurso inédito até então: inseriu uma espécie de teaser (pequenas divulgações animadas) nos encerramentos das novelas no ar. As chamadinhas apareciam dividindo a tela com os encerramentos.

Na manhã do dia 18/07/2008, um princípio de incêndio atingiu parte da cidade cenográfica em construção da novela. O fogo foi rapidamente debelado pela Brigada de Incêndio da Central Globo de Produção, sem que ninguém tivesse ficado ferido. A recuperação das instalações não prejudicou o cronograma de gravação da novela, uma vez que a área danificada representou apenas algo em torno de 15% desta cidade cenográfica.

Depois da cantora californiana Colbie Caillat (cuja música Midnight Bottle fez parte da trilha da novela) fazer uma participação em Três Irmãs, foi a vez do cantor australiano Pete Murray aparecer. Ele, que cantava Summer Eureka, gravou suas cenas no Rio de Janeiro em dezembro de 2008. Lulu Santos também apareceu cantando, num show para os frequentadores da Praia Azul, no último capítulo.

Alma (Giovanna Antonelli), Suzana (Carolina Dieckmann) e Dora (Claudia Abreu) viraram produtos de beleza. Em parceria com a Globo Marcas, a marca de cosméticos Embelleze criou a linha hidratação para cabelos "Novex Três Irmãs".

Créditos

Globo - 19h
de 15 de setembro de 2008 a 11 de abril de 2009
179 capítulos
novela de Antônio Calmon
escrita por Antônio Calmon e Guilherme Vasconcelos
colaboração de Ângela Carneiro, Adriana Chevalier, Duba Elia, Lícia Manzo, Leandra Pires e Elisa Palatnik
direção de Amora Mautner, Vinícius Coimbra e Cristiano Marques
direção geral de Dennis Carvalho e José Luiz Villamarim
núcleo Dennis Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.