Coração de Estudante

http://3.bp.blogspot.com/-WnQ4K8suDC8/TWXHgk1ZuLI/AAAAAAAAEdk/0wKj4IJgcOw/s1600/cora%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Bestudante.jpg

Sinopse


O professor de biologia Eduardo Feitosa chega à cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, para dar aula na universidade local e para ficar noivo de Amelinha, filha do maior fazendeiro da região, João Mourão. A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara, jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras, que envolve ele e Ronaldo Rosa, reitor da universidade. João Mourão pretende construir uma hidrelétrica numa área de floresta que fica na divisa entre o campus universitário e a fazenda Vitória, de sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada.

Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, que estão longe de casa e da família. Eles vivem conciliando os estudos, as paixões e as farras. Carlos, Baú, Cardosinho, Rosana e Bruna recebem dois novos calouros em sua república: Rafaela e Fábio. Séria e dedicada aos estudos, Rafaela não se deixa abalar ao assédio de Carlos, enquanto desperta o amor em Fábio e no jovem Mateus, filho de Esmeralda, dona de um movimentado bar na cidade. Mateus não é visto com bons olhos pelos estudantes por seu temperamento arrogante e nada amigável. A mãe é uma mulher de fibra que se rebela contra seu ex-amante, João Mourão, que lhe cobra uma dívida alta depois de ter sido preterido por ela.

Mas João Mourão muda completamente ao descobrir que Clara, a advogada que move uma ação contra ele, é na realidade sua filha. Quem não gosta da notícia é Amelinha, que faz de tudo para ter Edu do seu lado, inclusive mente, dizendo que espera um filho dele. Mas o filho é de Nélio, ex-peão da fazenda dos Mourão, completamente apaixonado por Amelinha, que, expulso, vai trabalhar no bar de Esmeralda.

Além de lidar com as impetuosidades de Amelinha, Edu luta pela posse do filho, Lipe. A mãe do garoto, Mariana, está em Nova Aliança depois de tentar se recuperar de um tratamento contra alcoolismo. Apesar da doença, ela consegue a guarda de Lipe que tem que conviver com a mãe e seu novo namorado, Leandro, um professor de caráter duvidoso que sempre bateu de frente com Edu e que está disposto a lhe tirar o filho.

A luta pela posse de Lipe e o novo filho que acha ter com Amelinha, acaba por desestruturar a relação que Edu tem com Clara. Para piorar, chega a Nova Aliança o novo promotor, Pedro Guerra, que, apaixonado por Clara, luta para tê-la do seu lado, apesar do temperamento difícil dos dois.

Elenco

Ator Personagem
Fábio Assunção Edu (Eduardo Feitosa)
Adriana Esteves Amelinha (Amélia Mourão)
Helena Ranaldi Clara Gouvêia Feitosa
Caio Blat Matheus Camargo
Marcello Antony Leandro Junqueira
Cláudio Heinrich Baú (Gustavo Brandão)
Paulo Vilhena Fábio
Júlia Feldens Rafaela Tavares
Vladimir Brichta Nélio Garcia
Paulo Gorgulho Caio
Carolina Kasting Mariana Mendes
Bruno Garcia Pedro Guerra
Alexandra Richter Rita
Alinne Moraes Rosana
Ana Carbatti Eneida
Dill Costa Raimunda
Hugo Gross Detetive Alceu
Juliana Martins Ana
Mário César Camargo Beraldo
Paulo Figueiredo Prefeito Lineu Inácio
Ricardo Petraglia Dr. Armando
Sônia Guedes Madalena
Fernanda de Freitas Heloisa
Ana Paula Botelho Bia
Betito Tavares Cardosinho
Cacá Bueno Horácio
Jana Palma Luciana
Marília Passos Patty (Patricia Gouveia Brandão)
Michele Birkheuer Bruna
Rodrigo Prado Carlos
Xando Graça Delegado Isolino Furtado
Kailany Guimarães Vitinho/Vítor (bebê de Rosana)
Apresentando
Ator Personagem
Pedro Malta Lipe (Felipe Mendes Feitosa)
As crianças
Ator Personagem
Jéssica Marina Sofia Mourão
Ramon Francisco
Nathália França Carol Rosa
Participações especiais
Ator Personagem
Ítalo Rossi Juiz Bonifácio
Tião D'Ávila Sílvio
Atrizes convidadas
Ator Personagem
Ângela Vieira Esmeralda Camargo
Jussara Freire Lígia Gouvêia
Atores convidados
Ator Personagem
Leonardo Villar Ronaldo Rosa
Marcos Caruso Raul Gouvêia
Cláudio Marzo como João Alfredo Mourão

Personagens

Edu Clara Pedro Guerra

Nélio Amelinha João Mourão

Lipe Mariana Leandro

Esmeralda Raul Lígia

Mateus Rafaela Fábio

Rosana Baú

Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Afim de alavancar a audiência do horário das seis, a Globo convocou Maria Adelaide Amaral para escrever um folhetim para o horário. Maria Adelaide então, escreveu a sinopse de Dança da Vida, uma história que deveria ser protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção. Depois de muitas conversas e contratações, a novela parecia pronta para estrear mas, por uma determinação da justiça, foi proibida de ir ao ar, devido aos seus temas políticos. A Globo resolveu cancelá-la então, já que era um ano eleitoral.

A emissora não podendo esperar por uma outra decisão da justiça, já que o horário estava sendo ameaçado pelo desempenho de A Padroeira, convocou às pressas Emanuel Jacobina, um dos roteiristas de Malhação, para escrever uma história substituta.

Mas Coração de Estudante não conseguiu empolgar em seu início. A partir de junho de 2002, Carlos Lombardi foi então chamado para auxiliar Jacobina num certo período de tempo. A história sofreu várias mudanças, como inclusão de novos personagens, como o promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia), e mudança no perfil de outros. O personagem mais alterado foi Nélio (Vladimir Brichta), que, de peão vilão coadjuvante, ganhou mais destaque na trama, se transformando num sujeito simplório e ingênuo, alvo do apetite sexual das mulheres da cidade de Nova Aliança. E as mudanças deram certo, pois levantaram o Ibope da atração.

Emanuel Jacobina discutiu a cidadania, de acordo com o previsto. Questões ambientais, reforma agrária, alcoolismo e até mongolismo foram tratados com muita propriedade.

A síndrome de Down foi discutida através de dois personagens. Na sinopse, Amelinha (Adriana Esteves) sofreria um aborto espontâneo depois de saber que estava grávida de um bebê com síndrome de Down. O autor modificou a história e mostrou a adaptação de Amelinha à realidade de seu filho Joãozinho. Também foi incluída na trama o personagem Osvaldo, vivido pelo ator Luís Felipe Badim, portador da síndrome. A luta contra o preconceito, mostrada na novela, desencadeou uma campanha para que os empresários investissem na contratação de portadores de síndrome de Down.

Coração de Estudante teve algumas cenas gravadas em Tiradentes (MG) e Vassouras (RJ), onde foram feitas as externas referentes à fazenda Vitória. No Projac, foi construída a cidade cenográfica de Nova Aliança, com 2.550 metros quadrados.

A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira passaram dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotiodiano mineiro.

No começo, cogitou-se Gabriela Duarte para viver a personagem Mariana. Depois estava tudo certo para que Letícia Spiller interpretasse a personagem. Porém, os diretores decidiram em comum acordo reservar Letícia para protagonizar a seguinte trama das seis, Sabor da Paixão. Carolina Kasting assumiu o papel.

Helena Ranaldi quebrou o nariz durante a gravação de uma cena de briga com os atores Fábio Assunção e Bruno Garcia. Ranaldi, que não precisou de operação, ficou dez dias afastada da novela.

Primeira novela dos jovens atores Paulo Vilhena, Alinne Moraes, Fernanda de Freitas e Pedro Malta (ainda uma criança na época).

Créditos

Globo - 18h
de 25 de fevereiro a 28 de setembro de 2002
185 capítulos
novela de Emanuel Jacobina
escrita por Emanoel Jacobina, Nelson Nadotti, Max Mallmann, Júlio Fischer, Cristianne Fridman e Carlos Lombardi
direção de Fabrício Mamberti, Cláudio Boeckel e Marco Rodrigo
direção geral de Rogério Gomes e Alexandre Avancini
núcleo Ricardo Waddington

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.