Malhação 2008 (15ª temporada)

http://2.bp.blogspot.com/_v1vbYSG8Dq8/TMJTvH41J1I/AAAAAAAACjw/_oCAQ79QQq8/s1600/malhacao+2008.jpg

A décima-quinta temporada do seriado brasileiro Malhação, que estreou em 15 de outubro de 2007, tem o seu encerramento no dia 9 de janeiro de 2009, sendo a mais longa temporada de Malhação.Também está sendo exibida pelo HSM 24 Horas desde 10 de Março de 2010, ás 14:00, no lugar de Drake e Josh.Foi escrita por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas, com colaboração de Maria Mariana e Alessandra Poggi e consultoria de texto de Charles Peixoto. Trouxe na história Diversidade entre indivíduos. Teve direção geral de Mario Marcio Bandarra e Leonardo Nogueira. A direção de núcleo coube a Ricardo Waddington (primeira e segunda fases) e a Marcos Paulo (terceira fase).

Apresentou Sophie Charlotte, Rafael Almeida como protagonistas, Caio Castro, Mariana Rios, Jonatas Faro e Carolinie Figueiredo como co-protagonistas, Nathália Dill, Licurgo Spínola e Cleiton Morais como os antagonistas principais.

Sinopse

Angelina e Gustavo são dois adolescentes que pertencem a universos opostos. O casal terá que superar a distância que separa seus mundos e provar para todos – inclusive para eles próprios – que, apesar das diferenças, os dois se completam. E o desafio de enfrentar as diferenças não será só para o casal.

Diante da fusão do tradicional colégio Ernesto Ribeiro e do moderno Múltipla Escolha, os alunos terão que aprender a conviver com os hábitos dos novos colegas. A pluralidade dos jovens levantará questões importantes sobre as diferenças entre indivíduos, culturas, pontos de vista e expectativas que marcarão a vida dos alunos.

Elenco

Ator Personagem
Sophie Charlotte Angelina Maciel
Nathália Dill Débora Rios
Rafael Almeida Gustavo Bergantin (Guga)
Mariana Rios Yasmin Fontes / Blue Spencer
Cleiton Moraes Andréas Campadelli
Mariah Rocha Chiara Marcondes
Jonatas Faro Waldemar Peralta (Peralta)
Caio Castro Bruno Oliveira Guimarães
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Sophia Abrahão Felipa Gentil
Bernardo Mendes Ivan (Bodão)
Maxwell Nascimento Pedro Firmino
Raisa Gaio Giselle Marmotel
Carolinie Figueiredo Domingas Gentil
Daniel Uemura Raiden Nishimira
Rael Barja Caju
Eliane Costa Maria das Montanhas
Beth Lamas Professora Forte
Guilherme Winter Thiago Junqueira
Sóstenes Vidal Isidoro
Dulcinéia Dibo Zulaide
Déborah Kalume Eneida Marmotel
Karla Nogueira Aurélia
Evelyn Oliveira Joana
Sidney Sampaio Tony Fontes
Keli Freitas Luana
Henrique Taipas Godofredo (Gordofredo)

Personagens

Angelina Gustavo Débora

Andreas Beatrice Félix

Conceição Joaquim Daisy

Yasmin Peralta Chiara

Domingas Fernandinho Felipa

Montanha Pedro Gisele

Orfeu Forte Raiden

Bruno Eneida Tiago

Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Com estrutura já desgastada, a temporada de 2007 não obteve bons índices de audiência e foi reduzida: terminaria em meados de janeiro de 2008, mas acabou em meados de outubro de 2007. Dia 15/10/2007 estreou a nova temporada, a que adentrou 2008 - com novo elenco, novas histórias e nova abertura.

Foi a temporada que fugiu de todas as “regras” estabelecidas no roteiro de Malhação, desde 2000, quando entrou em cena o colégio Múltipla Escolha. Em 2008, mais de 80% do elenco foi renovado e a trama teve uma estrutura mais acelerada e um formato de novela.

Após a radical transformação, a audiência só fez piorar. A produção então, começou a apostar em clipes musicais envolvendo os personagens da novela e seus contextos. Essa idéia fora baseada no filme infanto-juvenil High School Musical, em que clipes musicais davam sustento a história. A idéia não foi muito bem aceita pelo grande público e acabou sendo extinta aos poucos.

Mesmo depois da idéia dos clipes, ao longo de todos os capítulos, foram realizadas diversas mudanças para tentar alavancar a audiência da novela, perdida desde a estréia desta temporada. A primeira mudança foi no roteiro: a autora Patrícia Moretzsohn teria mais liberdade em prosseguir a trama com menos colaboradores, e assim foi feito (além de convocarem Charles Peixoto para uma consultoria de texto). Depois, uma reviravolta na trama: a história que se baseava no romance de Angelina (Sophie Charlotte) e Gustavo (Rafael Almeida) e no envolvimento dos dois com a música, passou a se centralizar no drama de Angelina com Bruno (Caio Castro), após uma gravidez indesejada. Isso não foi o suficiente e então mais uma mudança: o personagem Bruno ganhou mais destaque após sofrer um acidente que o deixava preso em uma cadeira de rodas, e Angelina prometia então ficar ao lado dele.

Em 2007 foi realizado dentro do programa Caldeirão do Hulk, o "Casal Malhação 2008". O concurso recebeu inscrições de 21 mil candidatos, mas apenas 200 conseguiram chegar ao processo de seleção. Os jovens selecionados, durante três dias, participaram de diversas dinâmicas e foram julgados. Somente 24 candidatos – 12 pares – conquistaram a oportunidade de serem avaliados pelo diretor de núcleo de Malhação, Ricardo Waddington, e de continuarem a disputa no palco do Caldeirão. O concurso teve início no sábado, dia 29 de setembro, e terminou no dia 24 de novembro de 2007 com a exibição da seleção e a escolha dos 24 candidatos. No final, o diretor Ricardo Waddington acabou escolhendo dois atores como os vencedores do concurso: Caio Castro, 18 anos, e Rafael Barja, 21.

No capítulo 210 da temporada (exibido em 04/08/2008), o tema de abertura foi alterado. Saiu "Paraíso Proibido", da Banda Strike (que era tema de abertura desde a estréia, em 15/10/2007), e entrou "Daqui Pra Frente", da Banda NX Zero.

Após mais de 9 anos no comando da direção de núcleo da novelinha teen, o diretor Ricardo Waddington foi substituído por Marcos Paulo.

Destaque para a dupla de vilãs interpretadas pelas estreantes Natália Dill e Mariana Rios. A segunda tornou-se popular por seu bordões e gíria excêntricos, como "Jesus, apaga a luz", "passa na praça" e, ao se referir aos pobres, "fubazada".

Sidney Sampaio, que havia interpretado o romântico Daniel na temporada de 2001 e 2002, voltou na temporada 2008 como o mulherengo Tony, primo de Yasmin.

Créditos

Globo - 17h30
de 15 de outubro de 2007 a 9 de janeiro de 2009
324 capítulos
história de Patrícia Moretzsohn
sinopse de Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas
escrita por Patrícia Moretzsohn, Jaqueline Vargas, Alessandra Poggi, Cláudio Lisboa, Ricardo Tiezzi, Chico Soares e Jackie Vellego
redação final de Patrícia Moretzsohn, Charles Peixoto, Alessandra Poggi
consultoria de texto de Charles Peixoto
direção de Leonardo Nogueira e Paola Pol Balousier
direção geral de Mário Márcio Bandarra e Carlo Milani
núcleo Ricardo Waddington e Marcos Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.