Cama de Gato

http://2.bp.blogspot.com/_v1vbYSG8Dq8/TTo2xjZXOWI/AAAAAAAAEBA/1VUYxpM41yg/s1600/cama%2Bde%2Bgato.jpg

Sinopse


Gustavo Brandão é um homem rico mas amargurado, dono da empresa de perfumes Aromas ao lado de Alcino Rodrigues, seu melhor amigo, e casado com a ambiciosa Verônica. Alcino é um bon-vivant, que aproveita a vida ao máximo, mas que descobriu estar com uma doença grave e com os dias contados. Ao perceber que Gustavo havia perdido o prazer das coisas simples da vida, Alcino decidiu mandá-lo para um deserto, com a ajuda de Verônica e de Davi, irmão de Gustavo. Com esta atitude, Alcino pretendia que Gustavo passasse por um momento de reflexão, que repensasse sua vida, seus valores. Só que Verônica aproveitou-se da situação para dar um fim no marido e ficar com toda a sua fortuna. Para isso, ela contou com a ajuda de Roberto, modelo da Aromas e seu amante.

Mas Rose, faxineira da Aromas, ouviu o plano de Alcino, sem entender os motivos dele, e decidiu contar tudo ao patrão, porque achava que Alcino estivesse querendo dar um fim em Gustavo. Rose é uma mulher íntegra e honesta, ex-mulher do malandro Tião, e trabalha duro para sustentar seus quatro filhos, além do ex-marido, que não quer saber de trabalhar. Na noite do lançamento de um novo perfume da Aromas, Rose e Taís, sua melhor amiga, entraram escondidas na festa e contaram sobre o plano de Alcino a Gustavo, que não acreditou e as demitiu. Mas no dia seguinte Gustavo acordou no meio de um deserto e, por meio de um bilhete que Alcino lhe deixou junto com um mapa, concluiu que foi seu melhor amigo que o mandou para aquele lugar no meio do nada. Enquanto isso, a modelo Natasha, exclusiva dos perfumes Aromas, é encontrada morta na casa de Gustavo. Com o desaparecimento do empresário, era natural que a culpa recaisse sobre ele.

Alcino foi até o encontro do amigo no deserto, mas, no caminho, os capangas de Roberto abordaram-no e roubaram seu carro, o que fez com que ele seguisse a pé. Gustavo também foi perseguido pelos capangas, que receberam ordem para matá-lo, mas concluiu que eram capangas de Alcino. Os dois amigos acabaram se encontrando, mas, após uma discussão, Gustavo amarrou Alcino e seguiu viagem. Mari, secretária de Alcino, sua amiga e confidente, o libertou, e ambos foram atrás de Gustavo. Os capangas de Roberto alcançaram Gustavo e, após um tiro, ele caiu de um penhasco. Alcino viu a cena de longe e sentiu-se culpado, acreditando que Gustavo havia morrido. Mas na verdade, ele conseguiu se salvar.

A partir daí, Gustavo fez de tudo para voltar ao Rio de Janeiro para provar sua inocência. Após trabalhar como bóia-fria e lixeiro, encontrou Rose, a ex-faxineira de sua empresa que o havia alertado sobre Alcino. Com a ajuda dela, Gustavo tenta provar que não teve culpa na morte da modelo e que tudo não passava de um plano de Alcino. Para piorar as desconfianças de Gustavo sobre o amigo, Verônica seduz Alcino e eles se casam, o que leva Gustavo a achar que os dois estavam mancomunados. Mas Verônica é desmascarada perante Alcino, com a ajuda de Mari, que nunca acreditou na carinha angelical da moça. É quando Rose começa a trabalhar na Aromas, por causa de Alcino, que fica encantado por ela. Lá, a ex-faxineira vai juntando provas que inocentam Gustavo, mas que não apontam o verdadeiro culpado e sim, acusam outro inocente: Alcino.

Elenco

Ator Personagem
Marcos Palmeira Gustavo de Almeida Brandão
Camila Pitanga Rosenilde Pereira (Rose)
Paola Oliveira Verônica Tardivo
Carmo Dalla Vecchia Alcino Rodrigues
Heloísa Perissé Taís Helena Amâncio Prazeres Tibiriçá
Aílton Graça José Sebastião dos Santos (Tião)
Marcello Novaes Benedito Prazeres Tibiriçá (Bené)
Daniel Boaventura Solonaldo da Santíssima Trindade (Sólon Gutierrez Ortega)
Dudu Azevedo Roberto Alves Moreira
Ângelo Antônio Davi de Almeida Brandão
Isabela Garcia Mariana Antunes (Mari)
Paulo Goulart Severo Tardivo
Emanuelle Araújo Heloísa Miranda
Nívea Stelmann Kátia Santana Costa
Paula Burlamaqui Sofia de Britto Brandão
Rosi Campos Genoveva Amâncio
Letícia Birkheuer Natasha Werner (Natasha Santana Costa)
Ilva Niño Ernestina Prazeres Tibiriçá (Tina)
Tony Tornado Péricles Tibiriçá
Rainer Cadete Nuno Alves Moreira
Norma Blum Irmã Andréia
Walter Breda Delegado Salviano Quintana
Lupe Gigliotti Áurea
Aramis Trindade Dr. Emanoel
Tânia Costa Bruna
Mouhamed Harfouch Almeida (Almeidinha)
Ana Berttines Cleusa Meireles
André Luiz Miranda Juvenal Tardivo
Beta Perez Lurdes
Bianca Salgueiro Eurídice de Britto Brandão
Chico Tenreiro Paquito (Mosquito)
Gustavo Maya Francisco Pereira dos Santos
Guta Gonçalves Debora de Lucca
Jorge Cerruti Domênico (Vitor Bittencourt)
Julyana Garcia Regina Pereira dos Santos
Land Vieira Tarcísio Pereira dos Santos
Luana Martau Patrícia Lombardi
Marcella Rica Lucimara Amâncio (Luli)
Marcella Valente Suzana
Raquel Fuina Glória Pereira dos Santos
Rafael Miguel João Carlos Amâncio Tibiriçá (Juca)
Roumer Canhães Professor Limonge
Ronny Kriwat Pedro de Britto Brandão
Wagner Molina Fiasco
Selma Lopes Dirce

Personagens

Gustavo Rose Alcino

Verônica Roberto Mari

Tião Taís Bené

Kátia Davi Sofia

Severo Adalgisa Waldemar

Domênico Julieta Ferdinando

Glória Nuno Heloísa

Eurídice Tarcísio Luli

Pedro Débora Juvenal

Genoveva Solonaldo Bruna

Loló Péricles Ernestina
Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Depois de adaptar O Profeta - de Ivani Ribeiro, com supervisão de texto de Walcyr Carrasco -, a dupla Thelma Guedes e Duca Rachid voltou ao ar numa trama contemporânea, urbana e totalmente inédita, desta vez sob a supervisão de texto de João Emanuel Carneiro.

A trama central foi baseada nas histórias de Jó e Buda. Como no livro de Jó, do Antigo Testamento da Bíblia, o protagonista - Gustavo (Marcos Palmeira) - é um homem que perde todas as suas riquezas. E, como Buda, ele desperta e conhece o verdadeiro mundo.

As autoras definiram a trama como "uma jornada redentora que é fundamentalmente uma história de amor":
"Na verdade, trata-se de uma jornada e de uma história de amor, porque o amor é o que resgata o Gustavo. O amor da Rose (Camila Pitanga) e dos filhos dela vão resgatar o que há de humano nele", explicou Duca Rachid.

Segundo Thelma Guedes, Alcino (Carmo Dalla Vecchia), o melhor amigo de Gustavo, descobre que tem uma grave doença e, antes de morrer, resolve ajudá-lo a voltar a ser feliz.
"Alcino arma para Gustavo perder tudo o que tem. De repente, Gustavo se vê em um deserto, sem dinheiro, sem ninguém. É até dado como morto. Mas Rose, a protagonista, uma faxineira, irá reapresentar o mundo para Gustavo", contou a autora. "Alcino representa Deus na história de Jó."

Sobre a escalação do elenco, Duca Rachid comentou:
"A gente gosta dos atores, gosta de escrever para eles. Criamos a Rose pensando na Camila Pitanga, e para a vilã Verônica, queríamos mesmo a Paola Oliveira. Ela é um doce e é a oportunidade dela se vingar do Clóvis de O Profeta. Agora ela vai ser 'o Clóvis' da novela", brincou Duca, em referência à novela O Profeta, em que Paola era a mocinha Sônia, que sofreu nas mãos do vilão Clóvis (interpretado pelo ator Dalton Vigh).

Inicialmente, as gravações dos primeiros capítulos seriam no Salar de Uyuni, deserto de sal boliviano e no Lago Titicaca. Mas com o aumento dos casos de gripe suína na América do Sul, a equipe preferiu não arriscar e gravou no Brasil mesmo: nos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, no Maranhão, e em Galinhos, em Natal.

Cama de Gato foi a primeira novela das 18 horas com closed caption. As autoras usaram o recurso já que, na novela, Tarcísio (Heslander Vieira), filho de Rose, é deficiente auditivo.

Pelo Avesso foi o primeiro título pensado para a novela - é o nome do tema de abertura, cantado pelos Titãs. Mas este título já havia sido registrado.

A TV Globo usou uma estratégia discreta para adquirir por um bom preço os direitos do nome Cama de Gato. O título já havia sido usado em filme do diretor Alexandre Stockler, lançado em 2004. Para evitar processos futuros, a emissora decidiu comprar os direitos da marca para a televisão. O profissional que liderou a negociação falava em nome de uma sigla, sem revelar que Cama de Gato batizaria uma novela. Dessa maneira, arrematou o título por algo em torno de R$ 15 mil (uma inserção comercial de 30 segundos para veiculação nacional no intervalo da novela das 18 horas chega a custar perto de R$ 160 mil). Segundo a emissora, foi oferecido ao diretor um "valor compatível com o mercado, tanto assim que foi aceito".

Por "cama de gato" ser uma expressão originalmente brasileira, a novela recebeu o título de A Armadilha em Portugal.

A partir de dezembro de 2009, a novela passou a ter classificação de 10 anos. A causa seria o conteúdo adulto que a trama apresentava, cheia de crimes e atos ilícitos.

O ator e cantor Tony Tornado foi homenageado na trama, já que seu personagem, o motorista Péricles, imita o cantor Tony Tornado, cria um grupo musical e grava um disco, chegando a ganhar um Disco de Ouro pelas vendagens.

Esta não foi a primeira vez que Camila Pitanga contracenou com seu pai, o ator Antônio Pitanga, como filha e pai também na ficção. Em 1995, o dois já haviam atuado nesta condição na novela A Próxima Vítima.

No último capítulo, as autoras fizeram uma homenagem à Andréa Maltarolli, novelista falecida em setembro de 2009, com a seguinte mensagem:
"Dedicamos esta novela para Andrea Maltarolli, com o nosso carinho e saudade".

Créditos

Globo - 18h
de 5 de outubro de 2009 a 10 de abril de 2010
161 capítulos
novela de Duca Rachid e Thelma Guedes
escrita por Thelma Guedes, Duca Rachid, Júlio Fischer, Thereza Falcão e Alessandro Marson
colaboração de João Brandão
supervisão de texto de João Emanuel Carneiro
direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Vinícius Coimbra, André Felipe Binder, Roberto Vaz e Thiago Teitelroit
direção geral de Amora Mautner
núcleo Ricardo Waddington

3 comentários:

  1. I was wondering if you ever considered changing the layout of your site?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.

    Maybe you could space it out better?

    Here is my web-site: Eva Amurri

    ResponderExcluir
  2. Hello colleagues, how is everything, and what you want
    to say concerning this post, in my view its in fact amazing for me.


    Here is my website; After Effects Slow Motion

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.