Malhação 2005 (12ª temporada)

A décima-segunda temporada do seriado brasileiro Malhação, que estreou em 17 de janeiro de 2005, tem o seu encerramento no dia 13 de janeiro de 2006. Foi escrita por Paula Amaral, Izabel de Oliveira e Ricardo Hofstetter, com direção de Roberto Vaz. Nesta temporada, trouxe na história o Surf.

Esta temporada teve Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Joana Balaguer, Marco Antônio Gimenez, Alexandre Slaviero, Guilherme Berenguer, Danielle Suzuki, Marjorie Estiano, Sérgio Hondjakoff,Íris Bustamante, Dalton Vigh, Ícaro Silva e Juliana Didone nos papéis principais.

Sinopse

Bernardo é um rapaz sonhador, que logo se encanta por Betina. Depois de muitos encontros e desencontros, consegue se aproximar da menina e descobre mil afinidades.

Os dois só se separam quando Betina precisa viajar. Ela sonha em filmar um documentário na Amazônia e, agora, tem sua chance. O que o casal não poderia imaginar é que uma simples falta de comunicação poderia ter conseqüências duradouras. É que Bernardo um recado de Léo, um antigo amigo de Betina, na secretária eletrônica de sua amada e fica arrasado. A menina ainda se esforça para explicar, mas Bernardo, impulsivo por natureza e irado de ciúmes, sai sem querer ouvir.

Desolado, ele dirige sua moto e atropela Jaqueline, perdendo seu celular, o que faz com que Betina viaje sem esclarecer o mal entendido. O primeiro encontro entre Jaqueline e Bernardo é meio desastroso, porém, depois deste, vem uma série de acontecimentos e eles acabam se conhecendo um pouco mais. O coração do rapaz ainda bate por Betina, mas, achando que foi traído, ele se deixa levar pela companhia agradável de Jaqueline, que ficou perdidamente apaixonada por ele. Os dois passam a namorar e logo vem a bomba: Jaque está grávida. Na casa de Rita e Julio a noticia é desesperadora, já que o pai dela acabara de perder o emprego de engenheiro e começou a levar a vida como taxista. Como se não bastasse o pai da filha não tem uma relação boa, o que deixa Rita ainda mais desolada.

Bernardo tem o apoio da família, já que seu pai, Miguel, é um médico conhecido na cidade. Ele ainda é neto de Horácio, que depois de várias brigar e confusões que criou com Naná, passam a se entender e chegam a namorar. E juntos, Horácio e Naná querem unir os netos, já que Naná é avó de Betina. Dessa história nasce o triângulo amoroso central: duas amigas Betina e Jaqueline que se apaixonam pelo mesmo jovem, Bernardo.

Malhação 2005 já começa com uma grande novidade: traz três protagonistas para a história e deixa de lado a clássica figura da vilã. Bernardo (Thiago Rodrigues) é um rapaz sonhador, que logo se encanta com Betina (Fernanda Vasconcellos). Depois de muitos encontros e desencontros, consegue se aproximar da menina e descobre mil afinidades. Os dois só se separam quando Betina precisa viajar. Ela sonha em filmar um documentário na Amazônia e, agora, tem sua chance. O que o casal não poderia imaginar é que uma simples falta de comunicação poderia ter conseqüências duradouras. É que Bernardo ouve um recado de Léo (Daniel Erthal) na secretária eletrônica de sua amada e fica arrasado.

Desolado, ele dirige sua scooter e atropela Jaque (Joana Balaguer), a terceira protagonista, perdendo seu celular, o que fará com que Betina viaje sem esclarecer o mal entendido. O primeiro encontro entre Jaque e Bernardo é meio desastroso, porém, depois deste, vem uma série de passeios e eles acabam se conhecendo um pouco mais. O coração do rapaz ainda bate por Betina, mas, achando que foi traído, ele se deixa levar pela companhia agradável de Jaque, que ficou perdidamente apaixonada e "gruda" nele.

Betina volta de férias e liga para Bernardo. O resultado da conversa é um encontro no Giga, onde os dois colocam tudo às claras.

Confuso com tantas revelações, Bernardo decide terminar o relacionamento com Jaque e marca um encontro. É neste momento que ela lhe joga uma bomba: está grávida. O Rapaz fica perplexo. O que fazer? Eles certamente não estão preparados para assumir tamanha responsabilidade.

Esta gravidez muda o destino dos três. Especialmente porque Jaque e Betina são amigas de infância e se reencontram no colégio.

Jaque busca em sua mãe Rita (Cristiana Oliveira) apoio, mas fica sem saber como revelar a notícia para o pai Júlio César (Oscar Magrini), um homem irritadiço e conservador. Bernardo também não sabe que atitude tomar. Cresceu em uma casa de homens, criado pelo pai Miguel (Paulo Betti) e pelo avô Horácio (John Herbert) e nem imagina como educar uma criança.

Aos poucos, Betina vai se abrindo com a avó Naná (Rosamaria Murtinho).

Naná, a avó de Betina é a nova orientadora educacional da escola e está sempre disposta a uma boa conversa. Como se não bastasse tomar conta da república para Vinícius (André D Biase) - que precisa visitar a filha Nanda - e viver cercada de jovens, ela também promove palestras sobre os mais variados temas como prevenção a doenças e saúde do corpo e da mente.

Naná vive um romance com o simpático Horácio (John Herbert). Aparentemente forte e segura, ela tem de disfarçar apenas os ciúmes que sente das mulheres que posam secretamente para o namorado pintor e arquiteto.

Kiko (Alexandre Slaviero) vira modelo profissional e fica fixado em sua imagem. Neste momento, a trama aborda os problemas de uma busca desenfreada pelo corpo perfeito. Até que ponto um jovem chega para atingir seu ideal de beleza? Como evitar que utilizem recursos nocivos à saúde? Através de Kiko, a nova temporada proporciona este e outros debates. O menino é também influenciado pelo temperamento agressivo de João (Java Mayam) e se envolve nas maiores confusões com ele e o amigo Marcão (José Loretto). Os três se tornam verdadeiros "pitboys".

Jaqueline perde o bebê. Ela acaba com pena da amiga Betina e conta a Bernardo que armou tudo para ele pensar que Betina o traiu. Ele fica muito feliz e vira seu amigo. Bernardo, que viajaria para os EUA, decide ficar se Betina não fosse. Mas a jovem recebe autorização dos pais e Bernardo e Betina vão para os EUA.

Elenco

Ator Personagem
Thiago Rodrigues Bernardo Barreto
Fernanda Vasconcellos Betina Sorrento (Tina)
Joana Balaguer Jaqueline Garcia
Marco Antônio Gimenez Alexandre Camello (Urubu)
Juliana Didone Letícia Gomes da Silva
Marjorie Estiano Natasha Ferreira
Alexandre Slaviero Carlos Henrique (Kiko)
Sérgio Hondjakoff Artur Malta (Cabeção)
José Loreto Marcão
Thiara Palmieri Amanda
Java Mayan João Garcia
Laila Zaid Isabel Freitas (Bel)
Danielle Suzuki Myiuki
Wagner Santisteban Igor (Download)
Daniel Erthal Léo
Guilherme Berenguer Gustavo
Graziella Schmitt Viviane Reis (Vivi)
Ícaro Silva Rafael (Rafa)
Tássia Camargo Lúcia Gomes da Silva
Nuno Leal Maia Paullo Pasqualete
Felipe Titto Frederico (Marley)
Lidi Lisboa Aline Coimbra
Fany Georguleas Christhiana (Kitthy)
Renato Franco Julião
Íris Bustamante Sabrina
Charles Paraventi Afrânio
Chris Couto Beth
Bia Montez Dona Vilma (Vilma Ribeiro da Silva)
Rocco Pitanga Rico
Nicolas Trevijano Rodrigo
Bia Junqueira Cida

As crianças

Ator Personagem
Thaiane Maciel Juliana Garcia (Ju)
Debby Lagranha Tatyane (Taty)
César Cardadeiro Pedro
Atores convidados
Ator Personagem
John Herbert Horácio Barreto
Rosamaria Murtinho Nair (Naná)
Oscar Magrini Júlio César Garcia
E ainda
Ator Personagem
Paulo Betti Miguel Barreto
Cristiana Oliveira Rita Garcia
Participações especiais
Ator Personagem
Othon Bastos Professor Adolfo
Sophie Charlotte Azaléia
Lucy Ramos Valeria
Cássia Linhares Gracinha
Daniel Del Sarto Renzo
Dudu Pelizzari Hugo
Greta Antoine Carla
Thiago de Los Reyes Marcos (Marquinhos)

Personagens

Betina Bernardo Jacqueline

Miguel Rita Júlio César

Horácio Naná João

Download Amanda Urubu

Léo Kitty Marcão

Rodrigo Rico Julião

Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

Malhação 2005 teve Média Geral de 31 Pontos, se tornando um sucesso, a maior média da Temporada aconteceu no dia 29/07 quando registrou 41 Pontos de Média.

Além das famosas moradias dos protagonistas, esta fase conta com a clínica montada para o médico Miguel (Paulo Betti), algumas reformas no Múltipla Escolha e uma nova locação externa: o clube Adolpho Bloch.

Os ambientes ajudam a formar o perfil de cada personagem. A suíte de Bernardo, por exemplo, retrata um menino criativo e "antenado". O quarto tem um quê de oficina e se converte muitas vezes no estúdio do site "O Plugadão". Uma geografia diferente, muito metal e móveis embutidos dão o tom deste cômodo estiloso.

O espaço montado para Jaque (Joana Balaguer) também traz peculiaridades da jovem. A família passa por uma crise financeira e é preciso retratar o momento através de seu quarto. Detalhes também não faltam no quarto de Betina (Fernanda Vasconcellos). A menina divide o espaço com Miyuki e, aos poucos, traz um pouco de si para o local. Aliás, a república de Vinícius passa por progressivas mudanças. Ele precisa viajar para visitar a filha e deixa Naná responsável pela casa, que agora ganha um toque feminino.

Esta foi a primeira trama em que o casal de Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues protagonizaram uma novela, este casal se repetiu-se nas também novelas da Rede Globo, Páginas da Vida e Tempos Modernos sendo todos estes protagonistas centrais.
A Atriz Sophie Charlotte fez uma participação rapida na temporada e 3 anos depois em 2008 foi a protagonista da temporada 20008.

Créditos

Globo - 17h30
de 17 de janeiro de 2005 a 13 de janeiro de 2006
258 capítulos
escrito por Paula Amaral, Izabel de Oliveira, João Brandão, Mariana Mesquita, Alessandra Poggi, Laura Rissin, Cláudio Lisboa e Sérgio Goldemberg
redação final de Izabel de Oliveira e Paula Amaral
sinopse original de Flávia Lins e Silva
supervisão de texto de Ricardo Hofstetter
direção de Paola Poll Balloussier
direção geral de Mário Márcio Bandarra e Roberto Vaz
núcleo Ricardo Waddington

1 comentários:

  1. Globo volta com as temporadas passadas da malhação que séria ótimo muita saudade daquele tempo por favor

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.