Quatro por Quatro

Sinopse

Ângela é a menina que sonha em conhecer o verdadeiro pai, Bruno, o médico que não conseguiu salvar a mulher a quem amava, Mércia, no momento do parto. Traumatizado com a perda, entregou a criança para ser criada pelo primo Gustavo, e foi refugiar-se na Amazônia, fugindo de todos e do passado. Mas o passado está de volta na figura de Suzana, uma sósia de Mércia que na verdade é sua irmãmais nova, e que enlouquece Bruno num jogo de sedução. De volta ao Rio de Janeiro, Bruno está disposto a reconquistar a filha, mas terá que enfrentar Gustavo , na verdade seu tio bastardo, que detém a guarda de Ângela.

Gustavo é um famoso médico, casado com pseudo-dondoca Abigail, uma psicóloga que sempre lutou para manter o casamento fracassado. Humilhada pelo marido, Abigail decide dar a volta por cima e se vingar de Gustavo. Após um incidente no trânsito, ela vai presa com outras três mulheres com histórias parecidas, também humilhadas pelos seus respectivos homens:a batalhadora Auxiliadora, que sempre lutou para fazer com que o marido, Alcebíades, prosperasse com o seu negócio de padarias, mas que foi trocada por uma garota bem mais jovem, a interesseira Elisa Maria, e expulsa de sua própria casa por Alcebíades;a tímida Tatiana, que foi abandonada no altar pelo noivo, Fortunato;e a manicure e furacão Babalu, que deu o maior flagrante no namorado, o mecânico Raí, na cama com outra mulher (Norma Shirley).

Na cadeia, as quatro mulheres unem forças e travam um pacto de vingança contra os homens que as traíram e as fizeram sofrer:cada uma será responsável pela punição do "ex" da outra. Abigail fingirá ser a irmã mais velha Calpunia "pupu" de Alcebíades para infernizar a noivinha Elisa Maria, ainda pertubando Alce com seu maior temor "doenças imaginarias" e assim retomar os bens de Auxi. Auxiliadora por sua vez irá se passar por uma espanhola para descobrir as falcatruas do médico mau caráter. Mas acaba se envolvendo e se apaixonando por Gustavo, o que acaba prejudicando e colocando a vingança em risco. Ainda também se passará pela hilária mulata Maria do Socorro. Tati fingirá ser uma mineirinha recatada para humilhar o mecânico mulherengo Raí,antes mesmo de colocar o plano em ação ela acaba se apaixonando por Bruno. Grávida dele, teme que o mesmo a deixe, por isso esconde o fato e é Angela que a ajuda nessa parte. Babalu irá trabalhar na casa da avó do Bruno onde Bibi arrumou emprego de jardineiro para fortunado, e assim vingar Tati infernizando a vida do jardineiro na mansão.

Elenco

Ator Personagem
Elizabeth Savalla Auxiliadora Fontes
Humberto Martins Dr. Bruno Franco
Cristiana Oliveira Tatiana
Ator Personagem
Letícia Spiller Babalu (Barbarela Lourdes)
Tato Gabus Mendes Alce (Alcebíades Fontes)
Betty Lago Abigail Rossini
Marcello Novaes Raí
Helena Ranaldi Mércia / Susana Sales
Marcelo Serrado Danilo
Françoise Forton Clarisse
Bianca Byington Elizabeth Franco
Daniel Dantas Celso Franco
Bete Mendes Dona Fátima
Drica Moraes Denise
Nina de Pádua Dra. Fabíola
Tatyane Goulart Ângela
Marcelo Faria Ralado (Gustavo Rossini Júnior)
Lizandra Souto Elisa Maria
Oswaldo Loureiro Olegário
Hugo Gross Leandro
Inês Galvão Marta Rocha
Paulo César Grande Thiago
Fabiana Ramos Paula
Íris Bustamante Silvia
Alberto Baruque Tufik
Neuza Borges Teresa
Karla Muga Daniela
Participações especiais
Ator Personagem
Kadu Moliterno Samuel Spadafora/Samuca Espada
Leonardo Vieira Vinícius Loducca
Atores convidados
Ator Personagem
Diogo Vilela Fortunato
Jorge Dória Seu Santinho
Atrizes convidadas
Ator Personagem
Tássia Camargo Maria Bataglia
Márcia Real Isadora Franco
Marcos Paulo como Dr. Gustavo Rossini

Bastidores

O melhor trabalho de Carlos Lombardi até então. O autor desenvolveu uma novela recheada de tramóias e confusões garantindo o humor escrachado, numa divertida história de relacionamentos amorosos, separações e reconciliações.

A novela teve dois grandes destaques: Betty Lago provou que era uma ótima atriz, e brilhou com sua Abigail, garantindo o humor refinado e inteligente à trama. E a ex-paquita Letícia Spiller foi a grande revelação do ano ao compor uma Babalú de forma inusitada.

Babalú e Raí, o casal formado por Marcelo Novaes e Letícia Spiller, tinham a química perfeita na telinha, e acabaram se acertando também na vida real.

O visual de Babalú, saias e shorts curtos, blusas ciganas, tiaras de miçangas, margaridas no cabelo, sandálias plataformas com meias, e unhas pintadas de vermelho - figurino criado por Lessa de Lacerda - tornou-se moda, e a atriz foi transformada em musa pela imprensa especializada.

Uma cena inesquecível: uma barata sobe à roupa de Abigail num restaurante. Os gritos de pavor da personagem são mesmo os gritos de Betty Lago!

Créditos

Globo - 19h
de 24 de outubro de 1994 a 22 de julho de 1995
233 capítulos
novela de Carlos Lombardi
escrita por Carlos Lombardi, Ronaldo Santos e Maurício Arruda
direção de Ricardo Waddington, Alexandre Avancini, Luís Henrique Rios e Maurício Farias
direção geral de Ricardo Waddington
direção artística Paulo Ubiratan

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.