Guerra dos Sexos



Sinopse

O casal Otávio (Paulo Autran) e Charlô (Fernanda Montenegro) morreram após uma noite intensa de amor e deixaram sua fortuna para seus sucessores, Otávio II (Tony Ramos) e Charlote II (Irene Ravache), também primos que, assim como eles, tiveram um romance na adolescência que não deu certo, passaram a se odiar e ficaram muitos anos sem se ver. Charlô (a segunda) trata seu primo Otávio por Bimbinho, apelido que ele detesta. E este revida chamando-a de Cumbuqueta, o que sempre leva os dois a terríveis brigas.

Charlô nunca se casou, levou uma vida de viagens e aventuras emocionantes. Enquanto participava de um safári na África, recebeu um chamado para voltar ao Brasil. Os tios Otávio I e Charlô I, recém-falecidos, a incluíram em seu testamento. Charlô está para receber um grande patrimônio, um castelo nos arredores de São Paulo e uma conceituada loja de departamentos que leva o seu nome, a Charlô´s. Só que os tios fizeram uma exigência de que tudo que ela ganhou só seria realmente seu se compartilhasse, com direitos iguais, com o detestado primo Otávio. Os falecidos milionários sabiam das diferenças entre os sobrinhos, e temendo pelos seus bens após suas mortes, deixaram no testamento uma cláusula que exigia que os dois primos permanecessem juntos no comando dos negócios.

Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível e a única sobrevivente é a fiel e velha Olívia (Marilu Bueno), empregada que acompanhou os falecidos e agora se vê diante de uma nova guerra. Charlô faz a Otávio uma proposta: um dos herdeiros deverá abrir mão da sua parte em nome do outro, numa arriscada aposta de cem dias, período que Charlô e sua equipe têm para elevar o lucro das lojas Charlô's em uma porcentagem estipulada. Caso contrário ela perde tudo. Está declarada a guerra!

Do lado de Otávio está Felipe (Edson Celulari), filho adotivo de Charlô. Os dois formam uma dupla ardilosa e trapaceira, capaz de tudo para impedir o objetivo dela. Charlô conta com o apoio de Vânia (Luana Piovani), seu braço direito na loja, e Roberta (Glória Pires), viúva do empresário Vitório Leoni (Carlos Alberto Riccelli), que deixou a mulher sozinha no comando da fábrica do casal - a Confecção Positano -, fornecedora de peças de roupas para as lojas Charlô's. Mas Vitório estava envolvido em negócios escusos com Otávio e mantinha uma relação extra-conjugal com a perigosa Verusca (Mayana Moura), sua secretária. Roberta, inexperiente, não desconfia de nada e mantém Verusca na gerência de sua fábrica. Mas esta não tem nenhum escrúpulo e se alia a Otávio no seu objetivo de levar a fábrica da viúva à falência e encontrar os milhões de reais que sumiram com a morte de Vitório.

As mulheres unem suas forças e montam uma equipe que trabalha a todo o vapor para cumprir o aumento das vendas no prazo de cem dias. É inclusive estabelecida uma regra que impede as mulheres de se envolverem com homens durante esse período, para não se tornarem presas fáceis em suas mãos. Para fortalecer sua equipe, Charlô também manda vir da filial de Belo Horizonte a imbatível Leda (Antônia Pires Moraes), uma feminista vigorosa que vem administrar a loja nesse período tumultuado de guerra.

O clima de discórdia entre machistas e feministas tem ainda a presença maquiavélica de Carolina (Bianca Bin), sobrinha de Roberta, que se faz passar por amiga da tia e de Charlô, mas que na verdade é aliada de Otávio. Para tirar proveito dessa situação, Carolina envolve-se amorosamente com Felipe, fazendo-o romper com Vânia, com quem Felipe mantinha um caso secreto. Mas Vânia descobre as intenções de Carolina e luta para desmascará-la perante Charlô e Roberta.

Enquanto isso, Juliana (Mariana Ximenes), filha de Felipe, é a amante secreta de Fábio (Paulo Rocha), um fotografo casado com a possessiva Manuela (Guilhermina Guinle). No entanto Juliana não percebe a paixão platônica que Nando (Reynaldo Gianecchini), o motorista da família, sente por ela. O rapaz é alvo da irmã de Juliana, Analú (Raquel Bertami), uma garota maluca que faz de tudo para conquistá-lo (inclusive o sequestra, levando-o para uma ilha deserta). Mas Nando ama Juliana de verdade. É quando Roberta descobre-se também apaixonada por Nando e, apesar da diferença de idade, luta para conquistá-lo.

Elenco

os nomes dos atores em parêntesis são dos que interpretaram os papeis na versão original da novela

IRENE RAVACHE - Charlô (Cumbuca - Charlote de Alcântara Pereira Barreto) / Altamiranda
(FERNANDA MONTENEGRO)

TONY RAMOS - Otávio (Bimbo - Otávio de Alcântara Rodrigues e Silva) / Dominguinhos
(PAULO AUTRAN)

EDSON CELULARI - Filipe de Alcântara Pereira Barreto
(TARCÍSIO MEIRA)

GLÓRIA PIRES - Roberta Leoni
(GLÓRIA MENEZES)

BIANCA BIN - Carolina
(LUCÉLIA SANTOS)

REYNALDO GIANECCHINI - Nando (Orlando Cardoso)
(MÁRIO GOMES)

MARIANA XIMENES - Juliana
(MAITÊ PROENÇA)

LUANA PIOVANI - Wânia Trabucco
(MARIA ZILDA)

FERNANDO EIRAS - Dino (Dinorá Carneiro)
(ARY FONTOURA)

DRICA MORAES - Nieta
(YARA AMARAL)

PAULO ROCHA - Fábio Marino
(HERSON CAPRI)

ERIBERTO LEÃO - Ulisses da Silva
(JOSÉ MAYER)

THIAGO RODRIGUES - Zenon
(EDSON CELULARI)

MARIANA ARMELLINI - Frô (Afrodite)
(CRISTINA PEREIRA)

DANIEL BOAVENTURA - Nenê Stallone
(HÉLIO SOUTO - Nenê Gomalina)

MAYANA MOURA - Verusca
(SÔNIA CLARA)

MARILU BUENO - Olívia
(MARILU BUENO)

JOHNNY MASSARO - Kiko
(DIOGO VILELA)

RAQUEL BERTAMI - Analú
(ÂNGELA FIGUEIREDO)

THALITA LIPPI - Lucilene
(HELENA RAMOS)

DÉBORA OLIVIERI - Dona Semíramis
(LEINA KRESPI)

ANTÔNIA PIRES MORAES - Leda
(TEREZINHA SODRÉ)

JESUS LUZ - Ronaldo
(PAULO CÉSAR GRANDE)

GUILHERMINA GUINLE - Manuela
(ADA CHASELIOV)

- Ismael
(WILSON GREY)

CAROL REBELLO - Dalete
(LYS BELTRÃO)

MARCELO BARROS - Montanha Duncrezio
(FERNANDO JOSÉ)

THAÍS PORTINHO - Divina
(BETH WAIMBERG)

- Heleninha
(KIKA BORJA)

HILDA REBELLO - Tia

a menina

JESUELA MORO - Cissa
(TATIANA ISSA)

e

CARLOS ALBERTO RICCELLI - Vitório Leoni
(CARLOS ZARA)

Trailer

Abertura

Bastidores

Remake  da famosa novela de Silvio de Abreu que revolucionou o horário das sete horas da Globo na década de 1980. Jorge Fernando, um dos diretores em 1983, retorna como responsável por este projeto na direção.

A fim de modernizar sua trama, Silvio alterou algumas histórias. Na primeira versão, por exemplo, a luta da mulher por espaço no mercado de trabalho era questão pertinente. Mas, aos olhos de hoje, após todas as conquistas das mulheres, o feminismo do início dos anos 1980 não tem mais a força que tinha na época.
"Hoje as mulheres já marcaram posição. Até nosso país é presidido por uma mulher. É outra perspectiva", afirmou Silvio em entrevista.
Nesta nova Guerra dos Sexos, o autor pretende destacar o esforço do homem para recuperar o espaço perdido. E ainda ressaltou:
"Não é um tratado de sociologia. Estamos fazendo uma comédia. O objetivo é fazer rir".

Os protagonistas Charlô e Otávio atualmente (Irene Ravache e Tony Ramos) são herdeiros dos personagens vividos por Fernanda Montenegro e Paulo Autran na novela original - justamente para distanciar o casal de atores atuais da caracterização consagrada por Fernanda e Autran na primeira versão.
A empregada Olívia (Marilu Bueno) é a mesma de 29 anos atrás, que presenciou a guerra entre seus patrões antigos e que presenciará a guerra entre seus herdeiros.

Edson Celulari, que fez parte da Guerra dos Sexos de 1983 (vivendo o mau caráter Zenon), retorna como Felipe, papel que coube a Tarcísio Meira na primeira versão.

Créditos

Globo - 19h
estreia: 1º de outubro de 2012
novela de Silvio de Abreu
colaboração de Daniel Ortiz
direção de Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Ana Paula Guimarães
direção geral e núcleo de Jorge Fernando

Personagens







0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.