Rei Davi

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0HV_h-F_whnbGPRn6KGZCD296d2KhLwt_0bU5c97AVCw_PtHrK-g8AEHxCB9IlkJsgkvTPDvblP4vFAQkTF_snPER72zJk4zzzQOrG-QyKghje8n2e8X5XtadVcD0BfRxX-CaT9wIio4/s1600/rei+davi.jpg

Sinopse

Inspirada em uma das mais lindas e conturbadas passagens da Bíblia, a minissérie Rei Davi é um épico que retrata a vida de um homem polêmico, um herói valente e destemido, senhor da guerra, libertador de seu povo e, ao mesmo tempo, um artista generoso, sensível, poeta, músico e amigo de Deus. Uma história de fé e coragem, que mostra como um humilde pastor de ovelhas derrotou o temível gigante Golias e transformou as doze tribos de Israel em uma grande nação, forte e respeitada. É também a história de um amor proibido e de suas consequências devastadoras, da qual nasceu um dos maiores reis de todos os tempos. Com direção geral de Edson Spinello e texto de Vivian de Oliveira, Rei Davi estreia dia 24 de janeiro.

Produção grandiosa, com 29 capítulos e 42 personagens, a minissérie conta cerca de 70 anos da trajetória de Davi, desde sua juventude como pastor de ovelhas até sua morte, passando pela unção do profeta Samuel, os altos e baixos de sua relação com o angustiado rei Saul, que o antecedeu, e a consagração como rei de Israel, bem como suas difíceis relações familiares.

Nossa história começa por volta de 1035 a.C., em Belém, quando Davi é um jovem pastor de ovelhas, o mais novo de sete irmãos. É um rapaz apaixonado pela vida, sempre confiante e determinado. Nesta jornada solitária pelos pastos, Davi conta com a companhia de uma harpa, que dedilha toda vez que se sente só, cantando lindos versos de adoração a Deus. É dele a autoria dos mais belos e comoventes salmos da Bíblia, entre eles, o famoso salmo 23.

Enquanto Davi pastoreia suas ovelhas, Israel é governada por Saul, escolhido por Deus para reinar sobre o seu povo. No decorrer dos anos, entretanto, Saul deixa de ser um homem simples e humilde e se transforma em um rei arrogante, passando a desobedecer as ordens de Deus, dadas a ele através do profeta Samuel. Samuel então declara que o Senhor de Israel o rejeitou como rei e que colocará em seu lugar alguém melhor do que ele. A partir daquele instante, o espírito de Deus se retira de Saul e ele passa a ser atormentado por um espírito maligno. E começa a decadência de um rei que outrora havia sido brilhante, mas que escolheu seguir seus próprios caminhos.

Guiado por Deus, Samuel vai à casa de Jessé, pai de Davi, em Belém. Um de seus filhos será o novo rei de Israel. Quando Davi chega diante de Samuel, Deus fala ao profeta: “Este é o meu escolhido.” Assim Samuel unge Davi diante de seu pai e seus irmãos e declara que um dia ele governará sobre todo Israel.

Saul passa a ter acessos de raiva e descontrole, alternando com momentos de grande depressão, perturbado pelo mau espírito.
Preocupado com seu pai, Jonatas, o filho predileto e braço direito do rei Saul, procura por um músico que possa acalmá-lo. Davi então é chamado ao acampamento de Saul. Ele toca harpa e declama belos salmos que trazem paz ao coração do rei. Saul se encanta com a música de Davi e se afeiçoa a ele, passando a tratá-lo como a um filho muito estimado. Enquanto está no acampamento, o jovem desperta o interesse da bela Mical, filha caçula do rei, aparentemente doce e frágil, mas no fundo uma mulher diabólica e manipuladora, com quem Davi acabará se casando após ganhar fama ao matar o gigante filisteu Golias com sua funda e se tornar um grande guerreiro.

Mas a fama de Davi provoca a inveja de Saul, que desconfia que o rapaz seja o novo escolhido de Deus para ocupar o seu lugar como rei de Israel.

O rei se transforma em seu maior inimigo e passa a perseguir Davi, tentando matá-lo várias vezes.
Apenas após a morte de Saul numa guerra contra os filisteus é que Davi finalmente será reconhecido como rei das tribos de Israel, trinta anos depois de ser ungido por Samuel. Ele conquista Jerusalém para capital de seu reino e faz com que seu povo se torne próspero.
Sua vida pessoal também é cheia de fartura. Davi tem várias esposas e concubinas, assim como muitos filhos. Entre eles, Amnon, Tamar e Absalão, que serão protagonistas de uma grande tragédia familiar, provocada, em primeiro lugar, pela paixão desenfreada que Davi sente por Bate-Seba, mulher de seu nobre guerreiro Urias. Tomado pela paixão, Davi manda matar Urias para ficar com Bate-Seba. E continua tão envolvido com Bate Seba que não consegue enxergar seu erro. Num certo dia, o profeta Natã, enviado por Deus, o alerta de que, por conta de seu pecado, a espada jamais se afastará de sua casa.

Davi se arrepende e Deus o perdoa, mas o sofrimento chega para ficar. O filho que Bate-Seba esperava de Davi morre com uma semana de vida.

Algum tempo mais tarde, seu filho mais velho, Amnon, estupra a própria irmã, Tamar. Absalão, o outro filho, manda matar o irmão para vingar o crime e acaba entrando em guerra contra o pai, reivindicando o trono de Israel. Davi foge de Jerusalém para não enfrentar o filho, mas Absalão acaba morto durante a guerra. Neste período de sofrimento, a única benção em sua vida é o nascimento do filho Salomão, que será um dos maiores reis de todos os tempos.

Enfim, Rei Davi é uma história rica, repleta de reviravoltas, suspense, romance, aventura, intrigas e conspirações. Davi teve uma vida marcada pela tragédia, foi vítima de inúmeras traições, errou, reconheceu seus erros, pagou por eles e viveu intensamente. E durante todo esse tempo, Davi amou a Deus profundamente e dedicou sua vida para servi-lo. Por tudo isso, Davi foi um homem segundo o coração de Deus.

Elenco

LEONARDO BRÍCIO - Davi
ISAAC BARDAVID - Samuel
GRACINDO JR. - Saul
CLÁUDIO FONTANA - Jonatas
MARIA RIBEIRO - Mical
ROGER GOBETH - Amnon
JÚLIA FAJARDO - Tamar
LÉO ROSA - Absalão
RENATA DOMINGUES - Bate-Seba
ALEXANDRE BARILARI - Urias
THELMO FERNANDES - Natã
CLEMENTE VISCAÍNO - Jessé
ÂNGELA LEAL - Edna
PAULO FIGUEIREDO - Aitofel
IRAN MALFITANO - Abner
JOÃO VITTI - Joabe
RODRIGO PHAVANELLO - Eliabe
ANDRÉ SEGATTI - Paltiel
THIERRY FIGUEIRA - Ziba
RAYMUNDO DE SOUZA - Agague
GABRIEL GRACINDO - Husai
RAQUEL NUNES - Rispa
BIANCA CASTANHO - Selima
CAMILA RODRIGUES - Merabe
ROBERTA GUALDA - Tirsa
CACAU MELO - Raquel
MARLY BUENO - Ainoã
SÔNIA LIMA - Laís
OBERDAN JR. - Josias
CIBELE LARRAMA - Allat
RONEY VILELA - Doegue
EDUARDO SEMERJIAN - Eliã
ELDER GATTELY - Abiatar
RÔMULO ESTRELA - Adriel
YUNES CHAMI - Aimeleque
DANIEL ANDRADE - Esbaal
DANIEL BOUZAS - Itai
VICTOR HUGO - Mefibosete
FELIPE KANNENBERG - Rei Aquis
LEANDRO LÉO - Davi (jovem)

Abertura


Créditos

Record - 23h
estreia: 24 de janeiro de 2012
29 capítulos
minissérie de Vivian de Oliveira
direção geral de Edson Spinello

Personagens

























2 comentários:

  1. Essa miniserie vai dar o que falar e super polemica

    ResponderExcluir
  2. Son los mejores!! Ya quisiera poder ver esa Miniserie. Ese pueblo crea sus artistas y ellos hacen feliz al mundo.

    Felicidades

    Una admiradora cubana

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.