"Não interessava se era socialista, branco, negro, jovem ou velho, eles torturavam e matavam da mesma maneira", relembra José Dirceu

http://4.bp.blogspot.com/-MAHHaCqQueU/TbBNEwSeYxI/AAAAAAAAFaI/7d3RVZav3rw/s1600/001.jpg

No capítulo de “Amor e Revolução” desta quarta-feira (20), o SBT exibiu uma parte do depoimento de 70 minutos que ex-ministro José Dirceu concedeu ao dramaturgo Tiago Santiago e ao diretor Reynaldo Boury sobre a perseguição que sofreu durante a ditadura militar. “Os jovens que lutaram contra a ditadura e morreram -- foram assassinados ou estão desaparecidos -- a única coisa que eles tinham era a vida e eles deram isso pelo Brasil, pela liberdade”, afirma Santiago.

Líder estudantil, José Dirceu foi preso pela ditadura militar em 1968, em Ibiúna-SP, quando tentava realizar ao lado de 800 filiados o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). No ano seguinte, foi deportado ao México ao ser trocado – junto com outros catorze presos políticos – pela libertação do embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado pelo MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro), cujo um dos líderes era o ex-deputado federal Fernando Gabeira.

“[Para os militares] não interessava se era da luta armada, socialista liberal, branco, negro, jovem ou velho, se era de uma nacionalidade ou outra, eles torturavam e matavam da mesma maneira”, relembra o ex-ministro, embora tenha frisado que os estudantes presos em Ibiúna não sofreram tortura devido à intensa cobertura da imprensa, que coibiu os militares.

Para o autor de “Amor e Revolução” Tiago Santiago, o que mais o impressionou do depoimento de Dirceu foi o relato do período em que o ex-ministro voltou ao Brasil na clandestinidade, em 1971, e participou do grupo Milipo (Movimento de Libertação Popular), dizimado pelo governo militar. “O José Dirceu é um sobrevivente porque todos do grupo foram mortos pela ditadura, menos ele e mais dois”, lembra Santiago. “A experiência de ter todos os amigos de um movimento assassinados é uma coisa muito terrível. Me impressionou demais a brutalidade da repressão”. Segundo ele, outras partes das declarações de José Dirceu serão exibidas ao longo da trama que estreou no início de abril.

3 comentários:

  1. My bгother recommended Ι might like thіs web
    site. He wаs entiгely right. This post aсtuаlly made my daу.
    You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

    Have a look at my site; V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  2. I haѵe been exploring for a bit for аny high quаlіty artіclеs
    οr ωeblog ρostѕ οn thiѕ κind of spaсe .
    Exρlοring іn Yahoo I eventually stumbled upοn this site.
    Reаding this іnfo So i am happy to expreѕs that I've an incredibly good uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I such a lot for sure will make sure to do not put out of your mind this site and provides it a glance regularly.

    Also visit my web page ... http://ebonite.com/S=36c9f4d89a7d73570beb50e3e366392eea7f3c1a/member/187261/

    ResponderExcluir
  3. Ӏt іѕ the best time to make
    a few planѕ fоr thе future аnd іt іs timе tо bе happy.
    Ι haѵе read this ρubliѕh and if I could I
    want to suggest you few interеѕtіng isѕues оr suggеstiοns.
    Maуbe you cаn wгіte nехt artісleѕ relating to this artiсle.
    I want to lеarn eѵеn mоrе isѕuеѕ appгoхimatеlу
    it!

    Look at mу webρage ... http://bbs.localier.com

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.