Rede Record

A Rede Record de Televisão é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Carvalho, em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade do país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia ao Grupo Silvio Santos, foi vendida ao empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. É a segunda maior rede de televisão do Brasil, atrás apenas da Rede Globo.

Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov.

História

A TV Record estreou no dia 27 de setembro de 1953 por Paulo Machado de Carvalho, às 20:53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.

Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.

Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa "Mesa redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.

A partir de 1955 passou a integrar, junto com a TV Rio, pertencente ao primo de seu proprietário João Batista do Amaral, as Emissoras Unidas, criando um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.

Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez história na TV brasileira com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.

A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 1950.

Na década de 1960 começam os chamados Anos Dourados da emissora, que tornou-se líder na audiência.

A Record também foi a única emissora a mostrar a festa da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de abril de 1960.

A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira (MPB) e alcança grandes índices de audiência. Programas como "O Fino da Bossa", de Jair Rodrigues e Elis Regina, Os festivais da MPB, vindo da TV Excelsior, e "Jovem Guarda", de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira. Torna-se muito popular na época os festivais da MPB.

Entretanto, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da recente TV Globo, e uma posterior série de incêndios nos estúdios acabam por ser o ponto culminante na decadência da emissora a partir de 1966; só no primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de 1966), foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Mesmo em momentos ruins, vale destacar as excelentes novelas exibidas pela emissora no início da década de 1970: "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Os Deuses estão Mortos", ambas de Lauro César Muniz.

Em 1967, estreia o seriado "A Família Trapo", com Jô Soares e Ronald Golias. O seriado foi o maior sucesso da emissora até então. A série foi mantida no ar até 1970.

Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Silvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Suas transmissões são feitas principalmente por desenhos animados, séries de televisão e filmes. O "Jornal da Record" é do ano de 1972, e foi criado sucedendo o "Jornal da REI", criado em 1970.

A TV Record encabeçava a REI - Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em 1968. As emissoras independentes que formavam a rede transmitiam a programação da Record.

A emissora entra na década de 1980 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic, em 1984, e Carlos Nascimento, em 1989. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Silvio Luiz à frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. As vinhetas da emissora na época eram um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris e um losango amarelo semelhante a cor dourado ou bege.

Já no fim da década, a emissora estava prestes à falir, mas a 9 de novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Silvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário-bispo Edir Macedo. Comentou-se na época que a emissora tornaria-se um canal para programas da Igreja Universal do Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo porém alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.

Em 30 de março de 1990, Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da Record.

Segundo a página oficial da emissora na internet, "em 1991, a mudança do controle acionário deu início a uma nova fase. A Record ampliou sua programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe e iniciou a formação de uma rede nacional de emissoras.".

Em 10 de março de 1992, a TV Record apresentou seu novo logotipo, seu novo nome de Rede Record, novo slogan ("de volta pro futuro") e sua nova programação. Em 9 de abril de 1992 a emissora adquire sua primeira afiliada no Brasil: a TV Manaus, canal 10, em Manaus - AM, que permaneceu na rede até 2007.

Em 1993, Ana Maria Braga, que havia passado pela Rede Tupi nos anos 1970 estreou o programa feminino "Note e Anote".

Em 1994, a TV Goyá, afiliada à Record, foi comprada do ex-deputado Múcio Athaide, transformando-se em Record Goiás.

Em 1995, a Rede Record comprou a TV Cultura/RCE TV, canal 6 de Florianópolis, que fazia parte da Rede Tupi, e depois foi passada consecutivamente ao SBT e à Rede Bandeirantes e desde 1993 era parceira no projeto de rede da Rede OM de Televisão, atual Rede CNT em Santa Catarina. A partir de 4 de Novembro de 1995, a emissora passou a ser denominada Rede Record Santa Catarina, transformando-se em Cabeça de Rede em conjunto com as demais emissoras próprias da Rede Record (TV Vale do Itajaí e TV Xanxerê, hoje emissoras da RIC Record).

Também em 1995, o Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras denominadas TV Independência, passa a se chamar Rede Independência de Comunicação (RIC TV), deixa a Rede Manchete para se afiliar a Rede Record. É considerada uma das melhores emissoras afiliadas da rede.

Em setembro desse mesmo ano, a então TV MS inicia afiliação à Record, antes da mudança, era afiliada à Rede Manchete, que começava a perder suas afiliadas. Mas só a partir de outubro a TV MS passa a retransmitir o sinal da Record. O Jornal MS, que havia estreado uma semana antes da afiliação, foi mantido pela afiliada. Em 2008, sofreu uma completa transformação.

No ano 1995 a emissora foi alvo de críticas com a polêmica história do Chute na Santa, que ganhou forte destaque no "Jornal Nacional", da Rede Globo, e outros telejornais de redes concorrentes. Na época, Edir Macedo pediu desculpas e afirmou que o ato praticado pelo bispo Sergio Von Hélder, não expressava os pensamentos da Igreja. Sobre o destaque dado no Jornal Nacional, os proprietários da emissora alegaram que eram vitimas de perseguição religiosa devido ao crescimento de audiência da emissora, que ameaçava a hegemonia da Rede Globo, e a conversão de inúmeros fiéis, estes oriundos da Igreja Católica.

Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios da Barra Funda, onde antes ficava a sede da CBI, atual MixTV.

Em 1996, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos.

No mesmo ano, estreou "Cidade Alerta", programa policial de cunho sensacionalista e que teve vários apresentadores, como Ney Gonçalves Dias, João Leite Neto, Milton Neves, Lino Rossi, José Luís Datena, Marcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol Oscar Roberto Godói. Curiosamente, na fase inicial cobria apenas a capital paulista, mas era transmitido em rede nacional. O programa ficou no ar até 2004.

O ano de 1997 marcou a emissora por grandes contratações e lançamentos. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador, que retransmitia a programação do SBT e que atualmente é conhecida como Record Bahia. Também em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) torna-se a primeira afiliada da Record no Nordeste e em dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre deixa a Manchete para se afiliar a Record. Em junho deste mesmo ano, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o "TJ Brasil" no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do "Jornal da Record", entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris Casoy. No dia 30 de dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.

RecNov

O RecNov (Record Novelas) é o segundo maior núcleo de teledramaturgia do Brasil e pertence a Rede Record. É nele que são gravadas todas as telenovelas da Rede Record, a segunda maior produtora de telenovelas nacionais, perdendo apenas para a Globo. O RecNov fica no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro.

A primeira cena gravada nos estúdios do complexo foi da novela Prova de Amor, escrita por Tiago Santiago e com direção geral de Alexandre Avancini.

No final de 2009, foi exibida uma reportagem na Record News que mostrava os efeitos especiais exibidos no seriado A Lei e o Crime, produzido no RecNov. Nela, também foi prevista a produção do primeiro filme dos estúdios que será inspirado no programa e concorrerá com filmes nacionais como Tropa de Elite e Segurança Nacional, num padrão parecido ao do seriado americano CSI.

Rede Record de Televisão
Rádio e Televisão Record S/A
Rede Record Logo.png
Informação geral
Gênero/Tipo Rede de televisão comercial
País Brasil
Fundação 27 de setembro de 1953
Fundador Paulo Machado de Carvalho
Pertence a Central Record de Comunicação
Proprietário Edir Macedo (90%) e Ester Bezerra (10%)
Antigo Proprietário Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos
Presidente Alexandre Raposo
Vice-presidente Honorilton Gonçalves
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede São Paulo, SP
Estúdios São Paulo, SP
Teatro Record
Rua da Várzea, 240, Barra Funda

Rio de Janeiro, RJ
RecNov
Estrada dos Bandeirantes, 23.505, Vargem Grande
Slogan TV de Primeira.
Sua TV evoluiu.
Agora é a vez da Record.
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura 88% do território nacional
Emissoras próprias Bauru
Belém
Belo Horizonte
Brasília
Campos dos Goytacazes
Goiânia
Porto Alegre
Ribeirão Preto e Franca
Rio de Janeiro
Salvador
Santos
São José do Rio Preto
São Paulo
Emissoras afiliadas Lista de emissoras
Cobertura internacional África
América do Norte
América do Sul
Ásia (parcialmente)
Europa
Página oficial www.rederecord.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Canal 07 (São Paulo e Curitiba)
Canal 13 (Rio de Janeiro)
Canal 05 (Salvador e Várzea da Palma)
Canal 08 (Brasília)
Canal 02 (Belo Horizonte e Porto Alegre)
Canal 10 (Belém e Teresina)
Canal 04 (Goiânia)
Canal 11 (Maceió e Campo Grande)
Canal 9 (Londrina)
Digital
Canal 20 (São Paulo)
Canal 39 (Rio de Janeiro)
Canal 28 (Belo Horizonte)
Canal 21 (Salvador e Porto Alegre)
Canal 23 (Brasília)
Canal 22 (Belém)
Canal 18 (Goiânia)
Canal 43 (Maceió)
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 07
Via Embratel
Canal 15
Telefônica TV Digital
Canal 223
Oi TV
Canal 13
StarOne C2
Banda C: 3854 MHz
Banda L: 1296 MHz
Polarização: Vertical
Filtro BW: 27 MHz
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 19 (São Paulo e Brasília)
Canal 24 (Rio de Janeiro)
Canal 16 (Belo Horizonte)
Canal 16 (Goiânia)
Canal 11 (Londrina)
TVA
Canal 07
TVA HDTV
Canal 307
naxoo (Switzerland)
Canal 268

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.