Paraíso Tropical

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG-LFO4FCM0Jv4TxX8euRTqDjPSTmGdKBQ4Oao2uoH9r13rfGi_lVkY69fYXOXsZxQKvOwjQQQVyYloopF5i-RZWXl7JZTDmyEDjjWoj7fipI410oAfikwmfYaevuD3LHpyDMh_oX1KHM/s1600/para%25C3%25ADso+tropical.jpg

Sinopse


Antenor Cavalcanti é um empresário poderoso, frio, filho de um ex-presidiário trambiqueiro, Belisário, de quem quer distância. Perdeu seu filho único quando ele tinha 16 anos, e vê no filho de seu caseiro, o jovem Daniel Bastos, o possível herdeiro de suas empresas. Casado com Ana Luísa, tem uma amante, a bela Fabiana, advogada de sua empresa, e ainda se envolve com garotas de programa. Para expandir seus negócios, Antenor decide atuar no ramo de resorts. O ambicioso Olavo, alto funcionário do Grupo Cavalcanti, resolve lutar pelo posto de herdeiro do patrão e conquistá-lo a qualquer custo. Seu principal obstáculo está em Daniel, rapaz de excelente caráter, inteligente e muito competente.

Numa viagem à Bahia, para fechar a compra de um belíssimo terreno à beira-mar para o primeiro resort do Grupo Cavalcanti, Daniel conhece e se apaixona por Paula Viana, gerente de uma pousada. Mas eis que surge Olavo, disposto a qualquer coisa para não deixar que o poder no Grupo Cavalcanti caia nas mãos do filho de um empregado. E, assim, seus golpes levarão à separação de Daniel e Paula.

Até as vésperas da morte da cafetina Amélia, Paula acreditava ser sua filha. Porém descobre que tem outra filiação. Já separada de Daniel, Paula parte para o Rio de Janeiro em busca de suas raízes, mais precisamente de Isidoro, o avô que descobrira ter. Ela ainda não sabe, mas tem uma irmã gêmea, e uma não sabe da existência da outra. Antes de reencontrar sua amada, Daniel vai se deparar com Taís, idêntica a Paula. Carreirista, ambiciosa e sem escrúpulos, Taís vive na periferia da sociedade carioca mendigando convites para festas do high society e aplicando pequenos golpes na grã-finada.

O moradores do bairro de Copacabana estão, de alguma forma, ligados à rede hoteleira de Antenor Cavalcanti. Entre eles, o quase quarentão Cássio, um tipo bem carioca, bonitão, sempre de bem com a vida, mas que nunca quis um relacionamento mais sério com Lúcia, com quem teve um filho no passado que ele nem conhecia, Mateus, um rapaz que não sossega enquanto não descobrir o paradeiro do pai.

Também mora no bairro a família de Heitor Schnaider. Sua mulher, a fútil e deslumbrada Neli, é doida para trocar o Copamar, o edifício onde moram, por um apartamento em endereço mais nobre. Neli despreza Umberto, namorado de sua filha mais velha, Joana, só porque ele é garçon. Mas dá a maior pilha para o namoro de Camila, a mais nova, com Fred, que chegou ao Rio para trabalhar no Grupo Cavalcanti, mais propriamente num alto cargo que deveria ser de Heitor.

Outra ilustre moradora de Copacabana é Marion, mãe de Olavo e de Ivan, um rapaz revoltado com a vida que leva e com o desprezo da mãe e do irmão. Cínica e esnobe, Marion é uma promoter que ambiciona fazer parte do glamuroso mundo da sociedade carioca. Para chegar lá, encontrou um atalho: produz eventos nos melhores hotéis da cidade. Marion procura as amizades necessárias para que as portas se abram. Bajula do jeito que pode as mulheres ricas e famosas, como Ana Luísa, mulher de Antenor Cavalcanti.

Elenco

Ator Personagem
Fábio Assunção Daniel Bastos
Alessandra Negrini Paula Viana Bastos / Taís Grimaldi
Wagner Moura Olavo Novaes
Camila Pitanga Bebel (Francisbel dos Santos Batista)
Marcello Antony Cássio Gouvêia
Vera Holtz Marion Novaes
Bruno Gagliasso Ivan Corrêa Novaes
Beth Goulart Neli Veloso Schneider
Daniel Dantas Heitor Schneider
Isabela Garcia Dinorá Brandão Martelli
Marco Ricca Gustavo Martelli
Paulo Vilhena Fred (Frederico Navarro)
Débora Duarte Hermínia Vilela
Reginaldo Faria Clemente Vilela
Renée de Vielmond Ana Luísa Cavalcanti
Hugo Carvana Belisário Cavalcanti
Yoná Magalhães Virgínia Batista
Chico Diaz Jáder
Daisy Lúcidi Iracema Brandão
Rodrigo Veronese Lucas Aboim
Fernanda Machado Joana Veloso Schneider
Gustavo Leão Mateus Vilela Gouveia
Patrícia Werneck Camila Veloso Schneider Navarro
Edwin Luisi Lutero Sampaio
Guilhermina Guinle Alice Sampaio
Otávio Müller Vidal (Cupertino Vidal)
Carlos Casagrande Rodrigo Sampaio
Sérgio Abreu Tiago Batista
Marcelo Valle Sérgio Otávio
Luli Miller Gilda Batista
Lidi Lisboa Tatiana
José Augusto Branco Nereu Bastos
Eduardo Galvão Urbano Monteiro
Erika Mader Susaninha (Susana Vidal)
Jonathan Haagensen Cláudio Ferreira
Ernani Moraes Delegado Hélio
Roberto Maya Xavier
Ildi Silva Yvone
Roberta Rodrigues Eloísa
Nildo Parente Pacífico
Thaís Garayp Zoraide
Juliana Didone Fernanda Navarro
Yaçanã Martins Otília
Patrícia Naves Sheyla
Nívea Helen Cristina
Raquel Parpnelli Úrsula
Larissa Queiroz Rita
Flávia Pyramo Wilma
Maria Eduarda Odete
Sandro Ximenez Carlinhos
Fábio Nascimento Luciano
Marcos Otávio William

Personagens

Taís Daniel Paula

Cássio Lúcia Antenor Cavalcanti

Bebel Olavo Marion

Ivan Ana Luísa Lucas

Belisário Virgínia Jader

Clemente Hermínia Isidoro

Neli Heitor Joana

Mateus Camila Fred

Iracema Gustavo Dinorá

Rodrigo Tiago Vidal

Nereu Eloísa Evaldo

Fonte: Reprodução / Rede Globo

Abertura



Bastidores

Apesar de um início com índices de audiência aquém do esperado, Paraíso Tropical aos poucos foi conquistando os telespectadores. Não foi um grande sucesso, mas também não deixou a desejar.

Destaque para a dupla de vilões Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga), com seu bordão "catiguria", que virou sucesso. Apesar de todas as trapaças e atitudes nada corretas, eles conquistaram o público.

Ao contrário de diversas novelas da emissora que tem suas primeiras cenas gravadas no exterior, Paraíso Tropical, por opção dos autores, se passou inteiramente no Brasil. Mas o diferencial foi apresentado nos teasers que anunciavam a trama. A campanha de lançamento foi inteiramente gravada em três países do exterior: Estados Unidos, Inglaterra e França, onde moradores de lá narravam a vontade e o prazer de viver no Brasil, considerado por eles um "paraíso tropical".

Tramas em que irmãos gêmeos ocupam o posto de protagonistas já foram realizadas algumas vezes na emissora. A novela Mulheres de Areia (1993), de Ivani Ribeiro, é a que mais se assemelha à trama central de Paraíso Tropical, por retratar a história de duas irmãs, sendo uma boa e a outra má. Mas entre os detalhes que diferem as novelas está o fato das gêmeas de Mulheres de Areia saberem da existência uma da outra, diferente do que acontecia no início da trama de Paraíso Tropical, quando as gêmeas Paula e Taís não se conheciam.

Assim como em Vale Tudo, Paraíso Tropical teve a vilã morta na reta final da novela. Assim criou-se um mistério: "quem matou Taís". Horas antes do último capítulo, no site oficial da novela, foi criada a Contagem Regressiva, que dava dicas sobre quem era o assassino. Uma hora antes do capítulo ir ao ar apenas dois eram os suspeitos da morte de Taís.

A atriz Daisy Lucidi, afastada das novelas desde 1976 quando integrou o elenco de O Casarão, voltou à televisão. Também Renée de Vielmond estava afastada há anos das novelas: sua última foi Explode Coração, em 1996.

Pela primeira vez na história das novelas no Brasil, uma personagem sai de uma história e entra em outra de autor diferente. Privilégio dado a Carmem Verônica. Mary Montilla, personagem de Belíssima, escrita por Silvio de Abreu, apareceu em dois capítulos de Paraíso Tropical, em uma participação especial, como amiga dos socialites vividos por Yoná Magalhães e Hugo Carvana.

Joana Fomm teve que deixar de participar de Paraíso Tropical por causa de seu estado de saúde. A atriz foi substituida por Vera Holtz, no papel de Marion Novaes, que teve que regravar suas cenas.

No dia 29/09/2007 foi ao ar a reapresentação do último capítulo. Nela foram inseridas cenas inéditas que constavam no roteiro original do último capítulo, mas que não foram exibidas na versão original, no dia anterior. Eram cenas que definiam melhor o destino de alguns personagens da novela.

A novela foi indicada ao Emmy (prêmio norte-americano, o "óscar" da televisão) como melhor novela do ano de 2007, estreando assim esta categoria do Emmy Awards naquele ano.

Fotos





















Créditos

Globo - 21h
de 5 de março a 29 de setembro de 2007
179 capítulos
novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares
escrita com Ângela Carneiro, João Ximenes Braga, Maria Helena Nascimento, Nelson Nadotti e Sérgio Marques
direção de Amora Mautner, Maria de Médicis, Cristiano Marques, Vinícius Coimbra e Roberto Vaz
direção geral de Denis Carvalho e José Luiz Villamarim
núcleo Denis Carvalho

1 comentários:

Poste aqui seu comentário.